O Curso de Mediadores de 2024, idealizado e realizado pela Escola do Olhar, tem como desejo ampliar o escopo de conhecimento sobre a educação integral trazendo diferentes formas de se fazer mediação cultural. O curso trará participantes que irão nos convidar a reimaginar e alargar as maneiras de se fazer mediação que ultrapassem os locais e espaços que se imperam como difusores de cultura.
Como dito por Marie Cécile Zinsou, Presidente na Fondation Zinsou da República do Benin, “sempre tivemos dançarinos dançando a coleção, cantores cantando a coleção, rappers fazendo rap da coleção.” Pensando nisso, o curso de mediadores. Convidamos pessoas para interpretar a coleção a partir de sua própria bagagem cultural; dançarinos contemporâneos, todas as formas de criação”.
Com caráter formativo, os educadores museais, artistas, agentes culturais, professores fazem, a partir de suas práticas, a mediação com diferentes territórios, e ao estabelecer relações com os cotidianos, ao mobilizar o corpo como meio de encarnar conhecimentos e ao trocar saberes sem os atalhos das fórmulas prontas e acabadas. Vamos, neste ano, trocar experiências que nos fazem compreender as complexidades da mediação em diferentes contextos dentro dos campos da arte, da cultura e da educação. Isto significa compreender os movimentos e as múltiplas expressões artístico-culturais que se manifestam nas escolas, nos centros culturais, ONGs, bibliotecas, coletivos, ruas, praças públicas e as galerias de modo a refletirmos sobre arte, educação, fruição e experimentações de novos territórios como práticas de mediação.
O que vai ser o Ateliê Educativo: A metodologia da Escola do Olhar valoriza as fronteiras onde os diferentes se encontram e interagem entre si (O Local da Cultura. Autor: Bhabha, Homi). Nessa perspectiva, o Curso de Mediadores deste ano convoca para as nossas fronteiras artistas, educadores e mediadores de diferentes instituições, cujas abordagens se moldam em diferentes experiências artístico-pedagógicas. Vamos, juntos, tecer uma rede de práticas e experiências de mediação cultural, em contato com a memória e cultura dos territórios.
No Ateliê Educativo iremos desenvolver atividades inspiradas nas Rodas de Conversa que ocorrerão no turno da manhã, respeitando os horizontes de cada módulo. Dentre essas atividades, a mediação cultural está no centro do nosso propósito.
Horas total do curso: 24 horas
Quantidade: 80 participantes
Certificação: Mínimo de 75% de frequência
Cronograma:
Sexta-feira: 28/06
10h às 18h – Módulo 1 [Revelar Curadorias Educativas] tags: mediação, educador, discurso, experiência
Sábado: 29/06
10h às 18h – Módulo 2 [Desvelar o Corpo Mediador] tags: performance, trabalho, diversidade, corpo político, institucionalidade
Sexta 05/06
10h às 18h – Módulo 3 [Mover acessos e permanências] tags: democracia cultural, acessibilidade, política pública, coletivoS
Sábado: 06/07
10h às 18h -Módulo 4 :[Confluir espaços de mediação ] tags: comunidades, aldeias, quilombos, cidades, território, escolas, museus.
Cronograma de Seleção:
Inscrições: de 17 a 22 de junho
Resultado: 24 de Junho (previsão)