A 16a edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul será dividida em vários espaços da cidade importantes para representatividade do cinema e da cultura negra.

Será realizado entre os dias 24 de outubro e 01 de novembro a 16a Edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, em diversos espaços importantes do Rio de Janeiro. E para celebrar mais um ano, o evento traz o tema “Uma Viagem nas Raízes, Olhares e Conexões”, que busca aproximar Brasil e África ainda mais, através de suas conexões. Com recorde de inscrições, a curadoria, que é liderada por Laza e por um coletivo de cineastas, recebeu mais de 730 filmes.

A abertura receberá dois filmes africanos: um de Madagascar e um da Tanzânia e o “Deixa”, da cineasta Mariana Jasper. A edição vai contar também com parceria entre o Centro Afro Carioca e o Encontro de Filmes Curtos do Madagascar, manifestando-se através de exibições especiais, bem como de uma residência
partilhada, dedicada ao cinema de animação stop motion. Dentro da programação haverá também a apresentação do filme “Alma no Olho”, de Zózimo Bulbul, que completa 50 anos de seu lançamento. O curta atravessa alguns séculos da história
desde a África antes da invasão européia até a vida de exclusão imposta aos negros na sociedade brasileira.

“Esta nova relação reforça o nosso compromisso com a diversidade e o alcance global do Encontro de Cinema Negro. Na verdade, ao explorarmos esta nova ligação, descobrimos algumas semelhanças cativantes entre Madagascar e o Brasil, ecoando como o cinema pode transcender distâncias geográficas para tocar os nossos corações e mentes. Nossa ideia é fazer uma conexão real com a África, fazendo um intercâmbio trazendo cineastas de Madagascar para cá, agora em outubro, e levando nossos cineastas para participar do encontro que acontecerá lá em novembro. Estamos estudando o passado para preservar o futuro” – celebram Laza Razanajatovo, diretor de curadoria do evento, e Biza Vianna, diretora executiva do Encontro.

Ao longo dos 15 anos de trajetória, o Encontro de Cinema Negro já veiculou mais de mil filmes do Brasil, da África, do Caribe e de outros locais da Diáspora negra. Ao todo, foram mais de 700 seções que permitiram um mosaico cinematográfico rico e
diversificado, desenhando a história do povo negro. “Este ano, queremos que o nosso Encontro seja mais cativante do que nunca, pois não só celebra o mundo do cinema, mas também o legado inestimável de Zózimo Bulbul. Este homem visionário dedicou sua vida à arte cinematográfica como forma de explorar questões cruciais como o racismo e a importância das contribuições históricas da comunidade negra na construção do Brasil”, pontua Laza, que assina também a curadoria do Fespaco, além de já ter feito parte das curadorias do Berlinale e Cannes.

Acesse a programação: https://linktr.ee/afrocariocadecinema