E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Segundo dia do Encontro Ibero-americano de Cultura da OEI, no Rio de Janeiro é marcado por oficinas, elaboração de projetos e debates entre agentes culturais de 19 países ibero-americanos.

 

 

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) ampliou os debates culturais durante o segundo dia de realização do I Encontro Ibero-Americano de Cultura no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). A principal pauta do dia foi focada nas Indústrias Culturais e Criativas. Além do espaço de formação e trabalho, três painéis abertos ao público foram realizados ao longo do dia: “Impulsionando a Cultura: Estratégias Regionais Inovadoras, “Cultura, Participação Cidadã e Territórios Criativos” e “Cultura e geração de oportunidades”. 

Durante os painéis, a participação de especialistas, autoridades e artistas ibero-americanos foi o ponto alto do segundo dia do evento que recebeu Márcio Tavares, Secretário Executivo do Ministério da Cultura do Brasil; Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú; Eloisa Vaello, Chefe do Departamento de Cooperação e Promoção Cultural da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID); Hugo Barreto, Presidente do Instituto Cultural Vale; Gringo Cardia, artista e curador; entre outros. Além disso, o evento contou a participação de mais de 50 especialistas de 19 países ibero-americanos e representantes dos escritórios da OEI.

O Diretor-Geral de Cultura da OEI, Raphael Callou destacou a importância de reunir especialistas em cultura, pontos focais e pessoas que estão no desenvolvimento e implementação de projetos culturais em cada escritório da OEI no mundo. “Trazer para esse espaço, fomentando o compartilhamento dessas experiências desenvolvidas em cada uma das unidades de trabalho da OEI, e ao mesmo tempo, pensar de forma coletiva a resolução de desafios e a possibilidade de articular de forma coordenada os programas e projetos regionais que são desenvolvidos pela OEI. O objetivo do encontro é fortalecer essa rede de cooperação a partir dos projetos que são realizados na OEI, mas também com a contribuição importante de especialistas que são referências em alguns segmentos da cultura do âmbito ibero-americano”, revelou Callou.

Sob o lema “Construindo juntos um Futuro Sustentável”, o encontro é dividido em quatro eixos temáticos: “Educação Artística”, “Indústrias Culturais e Criativas”, “Diversidade, Cultura Afrodescendente e Decolonialismo” e “Cultura e Sustentabilidade”. O I Encontro Ibero-Americano de Cultura da OEI no Brasil tem como objetivo facilitar espaços de geração de conhecimento que promovam a troca de experiências e boas práticas de cooperação e desenvolvimento de programas de cultura na Ibero-América. O encontro também busca refletir sobre as oportunidades e os desafios que a região enfrenta na efetivação dos direitos culturais, procurando assegurar a participação da sociedade na vida cultural, gerar dados e estatísticas culturais e mecanismos para compreender melhor os efeitos da digitalização sobre o setor.

A primeira etapa do evento encerra nesta quarta-feira (10) no Rio de Janeiro. A partir dos dias 11 e 12 de abril, o Encontro acontecerá em Salvador, na Bahia.