O lançamento acontece durante o Festival Led que ocorre no Museu de Arte do Rio e terá aula inaugural do Curso de Mediadores Edição 2023

O que é mediação cultural? Quem faz? Como compreender? São essas as perguntas que norteiam o cotidiano dos arte-educadores da Escola do Olhar, polo de pensamento e de formação permanente do Museu de Arte do Rio. A partir dessas indagações, a Escola do Olhar lançará o livro “_____com o mundo – investigações práticas sobre mediação cultural”, produzido a partir do curso de mediadores de 2022. A apresentação da obra ao público será no dia 17 de junho, durante o Festival LED: Luz na Educação, em uma mesa do evento cedida à Escola do Olhar. Serão distribuídos 100 exemplares do livro para todos os inscritos pelo aplicativo ou site do Sympla.

O lançamento será feito em conjunto com a aula inaugural do Curso de Formação de Mediadores 2023: O chão que pisamos – reimaginando os territórios da mediação cultural, cujo objetivo consiste em ampliar o escopo de conhecimento sobre a educação integral trazendo diferentes formas de se fazer mediação cultural.

Ao debater os desafios da educação dos museus, o encontro trará participantes que irão nos convidar a reimaginar e alargar as maneiras de se fazer mediação que ultrapassem os locais e espaços que se imperam como difusores de cultura. A proposta é unir o cotidiano das ruas com o das galerias de arte, bem como conectar-se com o território da Pequena África, onde está localizado o Museu de Arte do Rio. “Hoje temos uma escola que é um museu e, ao mesmo tempo, um museu que é uma escola, com total integração entre arte e educação. O lançamento do livro sobre mediação cultural, feito pela Escola do Olhar, é resultado de todo empenho das equipes desse espaço de democratização do conhecimento”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil.