A Escola do Olhar convida o público para participar da conclusão das atividades do curso “Mulheres nas Artes”, no Festival Women of the World – ECOAR que será realizado no Museu de Arte do Rio no dia 24/09.

As participantes serão convidadas a apresentar o resultado das trocas vivenciadas dentro dos encontros. Nesse ano, o curso levou essas mulheres a um mergulho nas passagens do Livro “Defeito de Cor”, da autora Ana Maria Gonçalves. A proposta foi que elas tivessem uma relação de vivência dentro da exposição que traz 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações baseadas em contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século XIX, além de estimular as participantes com uma rede de saberes, coletiva de afetos e em uma produção artística, o curso levou provocações e estímulos de pertencimento.

Sendo um espaço de troca de redes, o curso se tornou um local de encontros e aprendizagem, onde essas participantes, que já chegam com a própria bagagem de vida e de suas pesquisas, são levadas a um espaço de visibilidade através de um protagonismo dentro das suas áreas de atuação, onde se é despertado transformações entre as participantes do curso. Todas essas trocas de aprendizado levam uma relação de costuras e texturas que se desenvolvem através da criação dessas tramas promovidas para e por essas mulheres.
Essa criação de redes se conectam com o tema trazendo uma relação tanto da literatura quanto da relação do corpo, já que através do pertencimento do museu e de recortes do livro, a leitura passou pelo corpo e pelo espaço expositivo. Assim, pensando nas conexões, o museu se ativa como esse lugar onde as pessoas trazem para essas imersões as suas trajetórias pessoais, enfrentando opressões desiguais vivenciadas pelas mulheres mas também sendo um local de acolhimento e cuidado mútuo na construção de redes.

Esse ano o curso foi lecionado às quintas (online) por Jaqueline Coelho, mestra em linguística e atuante em pesquisas sobre áreas dos Estudos Críticos do Discurso e dos Estudos Feministas Afro-decoloniais e aos sábados (presencial) com Mery Horta, doutoranda e mestre em artes visuais na linha de Poéticas Interdisciplinares, artista e pesquisadora das áreas relacionadas de artes visuais, dança e performance.

Além de estimular as participantes com uma rede de saberes, coletiva de afetos e em uma produção artística, após cada encontro virtual, as mulheres levarão os escritos de Ana Maria Gonçalves para uma vivência a partir de performances e jogos corporais no Festival Women of the World – ECOAR.