Nas cores do arco-íris, Museu será palco para uma série de atividades gratuitas que buscam ampliar e garantir direitos à comunidade

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Museu de Arte do Rio (MAR) colore seu mirante e janelas com as cores da bandeira e prepara uma série de atividades gratuitas entre os dias 8 e 28 de junho. Com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre diversidade, a agenda das próximas semanas terá  uma ampla programação artística e cultural, com feira de artistas do movimento, peça teatral de Renata Carvalho, coral do Grupo Arco-Íris e mutirões para auxílio jurídico e retificação civil voltados à comunidade transexual.

As atividades especiais têm início no sábado, 8 de junho. No pilotis, uma feira exclusiva de expositores LGBTQIAP+ se inicia às 11h com barracas de pinturas, livros, comidas e roupas que ficarão à venda para o público. Em parceria com a ONG Pela Vidda RJ (primeiro Grupo do Brasil formado por pessoas com HIV e Aids) e entendendo que, para além da cultura, a informação  e o acesso aos serviços também são direitos de todos, mesas de atendimento estarão disponíveis aos visitantes para auxiliar no processo de retificação de nome e gênero, além de fornecer ajuda jurídica e psicológica.

Ainda no sábado, o Museu de Arte do Rio recebe quatro atividades artísticas: formação e espetáculo de vogue, uma apresentação de Coral do Grupo Arco-Íris e a exibição de um filme sobre a história da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil.

A partir das 14h, a Escola do Olhar, polo de formação artístico-educacional do MAR,  recebe a primeira oficina de um ciclo mensal de formações em parceria com a House of Mamba Negra, da cultura ballroom. Este é um movimento LGBTQIA+ que promove acolhimento, criação de laços familiares e competições de dança entre os membros, celebrando seus corpos e práticas artísticas. Quem comanda o primeiro encontro é a artista Wallace Ferreira/Patfudyda, referência na cena. Com o tema “Ensaios de confrontos”, a formação teórico-prática leva ao público a história do vogue, estilo de dança característico da cultura ballroom.

No auditório do museu, às 15h, acontece a sessão única de “Quando ousamos existir”, documentário que percorre a história do movimento brasileiro de diversidade sexual e de gênero. Com direção de Cláudio Nascimento e Márcio Caetano, o filme revive a luta política e cultural pela libertação, afirmação e conquista da cidadania da comunidade nas décadas de 70 e 80, com a participação de ativistas e personalidades essenciais na conquista de direitos pelo grupo, os ingressos serão retirados via Sympla

Logo em seguida, às 17h, o MAR recebe o espetáculo “Wallandra Convida”, da Quafa Produções. A intervenção artística transporta o universo do vogue e seus elementos para o pilotis do museu, demonstrando que o estado do Rio de Janeiro é um dos mais importantes epicentros de produção e difusão da cultura de baile no país. Fechando a programação do primeiro dia, o Coral do Grupo Arco-Íris  se apresenta no mirante. Desde 1993, a organização é pioneira na luta por direitos civis da comunidade LGBTQIA+ brasileira.

Nos dias 27 e 28 de junho, a peça de teatro “Manifesto Transpofágico” chega ao Museu de Arte do Rio para apresentar a história política e social dos corpos transexuais e travestis. Conduzida pela atriz e diretora Renata Carvalho, a peça desmistifica e combate o preconceito. A sessão do dia 27 é exclusiva para colaboradores e funcionários do MAR, sendo um letramento para a formação da comunidade interna na temática. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ (28), às 18h30, a sessão é aberta ao público e as inscrições devem ser feitas via Sympla.

Mês do Orgulho LGBTQIAP+ no MAR

Praça Mauá, 5, Saúde – Rio de Janeiro

8 de junho:

11h às 19h: Feira exclusiva de expositores LGBTQIAP+ e mutirão de auxílio jurídico e retificação civil

14h: Formação com Patfudyda –  (inscrição via Sympla)

15h: Exibição do filme  “Quando ousamos existir” – (ingresso via Sympla)

17h: Performance “Wallandra Convida”

19h: Coral do Grupo Arco-Íris

28 de junho:

18h30: Peça “Manifesto Transpofágico”, de Renata Carvalho (ingresso via Sympla)

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público