A Festa Literária das Periferias traz para o MAR a exposição, que tem curadoria de Roberta Estrela D’Alva, Luiz Romão e Júlio Ludemir e reúne olhares sobre a trajetória do poetry slam desde sua chegada no Brasil, em 2008, até os dias atuais.

A mais nova mostra do Museu de Arte do Rio conta com itens dos acervos do Núcleo Bartolomeu e da FLUP, respectivamente organizadores do maior campeonato do gênero do Brasil e da América Latina, e das comunidades de slam e slammers brasileiros e internacionais. São fotos, vídeos, folhetos, folders, flyers, peças de vestuários, troféus e medalhas de campeonatos, livros, zines, cadernos, discos e recortes de jornal em torno das batalhas de poesia.

Na efeméride de comemoração dos seus 15 anos no Brasil, a proposta é realizar uma exposição que apresente ao público olhares sobre a trajetória do poetry slam desde sua chegada em 2008 até os dias atuais. A mostra destacará a trajetória dos slams do ponto de vista de sua produção, circulação e recepção. Para além de uma retrospectiva cronológica, serão abordadas as relações das comunidades de slam e seus agentes, considerando os aspectos estéticos, políticos, sociais e culturais em meio a rapidez com que esse movimento se alastrou por todo o país com enorme impacto principalmente no público jovem e periférico. Deseja-se assim a presença deste público, não só como visitantes do espaço expositivo, mas também como um corpo constitutivo no processo de elaboração da exposição.

Serviço:

Abertura: 18 de outubro

Horário 11:00

Encerramento: Fevereiro de 2024

Visitação: terça-feira a domingo (11h às 17h)