ICOM propõe definição alternativa de museu

O ICOM – Conselho Internacional de Museus anunciou que uma definição alternativa de museu será submetida a votação no dia 7 de setembro, no Centro de Conferências Internacionais de Quioto (ICC Kyoto), Japão. A organização mundial, que tem como principal objetivo oferecer uma estrutura comum para museus, propôs a definição alternativa durante reunião do conselho diretor realizada em Paris nos dias 21 e 22 de julho.

Confira a proposta na íntegra:

Os museus são espaços de democratização, inclusão e polifonia para um diálogo crítico sobre o passado e o futuro. Reconhecendo e abordando os conflitos e desafios do presente, eles guardam artefatos e espécimes em nome da sociedade, salvaguardando várias memórias para as gerações futuras e garantindo a igualdade de direitos e igualdade de acesso ao patrimônio para todas as pessoas.

Os museus não tem como objetivo o lucro. Eles são participativos e transparentes e trabalham em parceria ativa com e para diversas comunidades para coletar, preservar, pesquisar, interpretar, exibir e melhorar a compreensão do mundo com o objetivo de contribuir para a dignidade humana e justiça social, igualdade global e bem-estar do planeta.

Saiba mais em http://bit.ly/2Yhaz8V