E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Jovens da Região Portuária levam visitas mediadas virtuais para rede municipal de educação através do Projeto MAR nas Escolas

A primeira edição do projeto MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, vai levar o Museu de Arte do Rio para as escolas da rede municipal no Rio de Janeiro por meio da plataforma RioEduca. A intenção é ampliar o acesso de cerca de 700 mil estudantes de diferentes segmentos para que possam vivenciar as atividades do museu no formato de visitas virtuais mediadas.

Por conta da pandemia de Covid-19, neste ano o projeto MAR nas Escolas foi realizado de forma híbrida entre o presencial e virtual e produziu uma minissérie audiovisual. A Escola do Olhar selecionou 9 jovens da Região Portuária, que foram alunos da rede pública de ensino e tinham interesse e/ou experiência nas áreas da arte e da cultura.

“Participar do MAR nas Escolas ampliou minha perspectiva de mundo, deu a oportunidade de repensar meu papel político-social e ajudou na construção da minha auto estima, enquanto pessoa e profissional. Acredito que, além de gerar debates importantes pro desenvolvimento das estudantes, a representatividade potencializa os corpos que se identificam, mostrando as experiências diversas que podemos viver para além do sobreviver” ressalta Pietra Motta, 24 anos, moradora do Santo Cristo e uma das participantes do projeto.

Assim como as visitas mediadas, os vídeos produzidos foram divididos em quatro eixos: Vejo o Rio de Janeiro, que promove reflexões sobre as diferentes representações da cidade; Guardar para lembrar, eixo sobre memória, o ato de colecionar e o papel de museus na construção de identidades coletivas; Práticas Artísticas Contemporâneas, que explora as diferentes linguagens que artistas contemporâneos utilizam; e Meu corpo no museu, que explora as representações e construções sociais sobre o corpo e o lugar do corpo na arte, na sociedade e no museu.

“Decidimos trazer para a reflexão conceitos como: Presença, Representação e Representatividade, para refletirmos juntos sobre quais movimentos, temáticas, artistas e ativações podem ser realizadas para que assuntos e conteúdos pretos, indígenas e lgbtqia+ possam tomar visibilidade nos espaços de educação e cultura, e a partir disso, repensar e problematizar passagens históricas por meio de proposições artísticas e, porque não, propor políticas públicas para a cidade.” comenta o educador da Escola do Olhar, Fernando Porto. 

As visitas são construídas na metodologia da mediação cultural, que conecta as pessoas aos significados artísticos e culturais de uma exposição e do próprio museu. O público tem um papel ativo na construção do conhecimento e dos significados.

“Acreditamos que o fato do material ter sido criado por jovens promoverá um vínculo e uma identidade entre eles, pois poderão compartilhar da visão e dos sentimentos expressados por seus pares durante essa vivência.” conta a Diretora Executiva do MAR, Sandra Sérgio. 

Todos os vídeos serão disponibilizados na plataforma Rioeduca, que atende cerca de 700 mil crianças e adolescentes, e para as Coordenadorias Regionais de Educação. Os educadores e professores que não têm acesso à plataforma Rioeduca, podem solicitar o vídeo através do email escoladoolhar@museudeartedorio.org.br.

 “Eu ousaria dizer que a Escola do Olhar não é mais a mesma depois desse projeto. O MAR nas Escolas foi uma proposta imersiva não apenas para os 9 jovens, mas também para nossa equipe como um todo. A proposta foi para que os jovens pautassem seus desejos, ocupassem os bastidores, compartilhassem as suas narrativas e que, finalmente, o museu extrapolasse os seus muros. Essa é a função social do Museu de Arte do Rio: estar atentos à escuta e ao diálogo com o outro. Projetos como esse renovam a nossa afetação com a arte, a cultura e a educação.” comenta Patrícia Dias, gerente de educação da Escola do Olhar. 

No dia do lançamento do projeto, marcado para o dia 29 de outubro, a Escola do Olhar irá promover uma roda de conversa para que os jovens possam relatar a experiência vivida e discutir quais relações educativas o material pode promover em sala de aula. O educador da Escola do Olhar Fernando Porto que acompanhou e protagonizou todo o projeto, e o artista BK, que é um dos principais nomes da cena do rap brasileiro atualmente, também vão participar do debate.