Evento acontece durante a realização do I Encontro Ibero-americano de Cultura da OEI que ocorre no Rio de Janeiro

O MAR de Música está de volta ao Museu de Arte do Rio na terça-feira, dia 09 de abril, às 18 horas. O projeto inicia sua temporada de 2024 com o baile black denominado “A luta do século” com os DJs Sir Dema e Lúcio Branco, da Equipe SOUL, BABY, SOUL, e os DJs Zé Octávio, Preto Serra e Paulo Futura, da Equipe BLAX. Além dos DJs haverá apresentação do MC Bala Machine, mais dançarinos da resistência do Black Soul e exibição do curta-metragem Big Boy Show, de Leandro Petersen. O evento, que acontece no pilotis do MAR, é gratuito.

O MAR é um museu da Secretaria de Cultura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. Na mesma data desta edição do MAR de Música acontece o I Encontro Ibero-Americano de Cultura da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), evento que será sediado no Museu de Arte do Rio, onde centenas de agentes culturais da América Latina e Europa participarão de palestras e debates sobre cultura, educação, inovação e sustentabilidade.

O MAR de Música – edição especial FUNK, reunirá duas festas irmãs e da mesma geração, como uma homenagem às grandes equipes de som que construíram o Movimento Black Rio e que estão retratadas na primeira sala da exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”. A batalha entre os DJs irá relembrar os memoráveis duelos de equipes como a Soul Grand Prix, Cash Box, Dynamic Soul, Furacão 2000, entre outras, que levavam centenas de jovens do subúrbio do Rio de Janeiro para as chamadas festas blacks em clubes, ginásios ou espaços culturais. Estes “ecos” do Movimento Black Rio ainda hoje se refletem em derivações como os “Bailes de Charme”, “Bailes de Funk Carioca” e “Bailes de Hip Hop”, por todo território nacional.

MAR de Música

O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 61 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 60 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles: Otto, Letrux, Elza Soares, Diogo Nogueira, Linn da Quebrada, o rapper BK, o grupo Samba Que Elas Querem e Galocantô.