Em outubro, o Museu de Arte do Rio (MAR) transforma seus espaços em território de alegria, criação e imaginação com o evento “MAR é Lugar de Criança”. Durante todo o mês, a Escola do Olhar promove atividades que colocam a infância no centro das experiências artísticas e educativas do museu. O grande destaque da programação acontece no sábado, dia 11 de outubro, com uma série de ações presenciais voltadas especialmente para o público infantil e seus familiares.
A proposta do “MAR é Lugar de Criança” é valorizar a infância como potência criativa e social, proporcionando um dia inteiro de vivências lúdicas que dialogam com a arte, a cultura afro-brasileira e o território. Inspiradas na exposição “Nossa Vida Bantu”, as atividades convidam o público a se movimentar, brincar, contar histórias e explorar o museu como um espaço de descoberta e afeto
PROGRAMAÇÃO – 11 DE OUTUBRO (SÁBADO)
MUSEU DE ARTE DO RIO
PRAÇA MAUÁ, 5
10h às 12h – Café com Vizinhos Especial Dia das Crianças- (FORMATO: presencial com distribuição de bolo) Público: vizinhos
Sinopse: O Café com Vizinhos é uma atividade de articulação entre as pessoas do território com o MAR. Nesta edição teremos uma programação especial voltada para o dia das crianças. A partir das obras de Márcia Falcão, expostas na exposição “Nossa Vida Bantu” apresentaremos a capoeira como herança Bantu. Usando os métodos apresentados pela artista: a ginga como linha, o floreio como curva e a esquiva como vazio estratégico, convidaremos as crianças para conhecerem esses movimentos, e após encontraremos o grupo de capoeira nos pilotis para uma vivência e trocas em uma roda de capoeira.
14h às 15h – Caça ao tesouro: Mistério das Infâncias! (FORMATO: presencial / Local: partindo do Pilotis) Público: inscrito
INSCRIÇÃO VIA Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/caca-aos-tesouros-misterios-na-cidade/3146507
Sinopse: Neste Dia das Crianças, o MAR vira cenário de uma grande brincadeira! Em um percurso lúdico entre o pilotis e a biblioteca, as crianças seguem pistas, exploram exposições, desenham memórias e descobrem os tesouros da infância entre o território, a arte e a imaginação. Vem brincar com a gente!
15h30 às 16h30 – Atelierê conta: Os Ibejis Obi e Olu (FORMATO: presencial / Local: Biblioteca) Público: inscrito
INSCRIÇÃO VIA Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/contacao-de-historias-com-ateliere/3146535
Sinopse: A história narra a aventura de dois irmãos, os Ibejis Obi e Olu. Eles estão sempre se divertindo em seus passeios e nadando no rio Paraguaçu, até que algo especial acontece! O que será que eles encontram no fundo do Rio? Os meninos levam o objeto para a casa de seus avós para um mistério objeto. Será que os avós de Obi e Olu saberiam desvendar os segredos dessa descoberta mágica? E o que será que vamos descobrir com essa história cheia de magia, ancestralidade e afro afeto?
15h30 – 16h30 – Quintal de brincadeiras Bantu ( FORMATO: presencial/ Local: Pilotis)
Público: espontâneo
Sinopse: Nesta atividade nos pilotis, vamos convidar o público a brincar conosco Dialogando com a exposição Nossa Vida Bantu, apresentando as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas a partir de brincadeiras, tendo como referência a primeira infância, de maneira lúdica e açucarada! Esta atividade é em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista ( GEPEAR-UFRJ).
SERVIÇO:
MAR é Lugar de Criança
📍 Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, Centro – Rio de Janeiro
📅 11 de outubro de 2025 (sábado)
🎟️ Entrada gratuita | Algumas atividades com inscrição prévia