Um recorte do projeto, em parceria com a Enel, fica em exposição até dia 04 de março em Portugal

O Museu de Arte do Rio chegou com a mostra itinerante “Meu Lugar”, em parceria com a Enel Distribuição, em Portugal. Através do projeto Arte Box, o MAR leva um recorte da sua exposição para o Aeroporto de Lisboa, ganhando destaque internacional junto ao público europeu.

No projeto feito pelo curador da mostra, Thiago Fernandes, estão expostas 27 obras que retratam a relação dos habitantes do Estado do Rio de Janeiro com as suas moradias, através de um olhar poético e ao mesmo tempo crítico sobre os problemas e soluções em torno do habitar. “O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, comenta o curador.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.