“Revirar” apresenta um recorte inédito com 14 vídeos do acervo museológico

Apresentar corpos que questionam a realidade histórica e territorial em que estão inseridos. Esse é um dos objetivos de “Revirar”, nova exposição gratuita que o MAR inaugura no dia 6 de outubro. A mostra exibe um recorte inédito de 14 vídeos do acervo museológico, trazendo assim um pouco da coleção do MAR que vai além das obras de suporte mais tradicionais. O acervo do MAR tem ao todo 249 vídeos, que fazem parte da coleção, atualmente, com cerca de 30 mil obras.

A partir do foco no corpo, a exposição “Revirar” apresenta a produção audiovisual de 15 artistas jovens, como Diambe, Juliana Notari e Pablo Lobato, e de artistas históricos, como a italiana Anna Maria Maiolino. A mostra aborda assuntos de dimensão política como a revisão histórica e social, os apagamentos, as geopolíticas da existência, as disputas e as paisagens, temas que dialogam com a identidade do MAR e com o território da Pequena África em que o museu está inserido.

“Revirar” vai ocupar o Foyer do quinto andar da Escola do Olhar, espaço que abrigou recentemente outras exposições como Pixinguinha: O maestro batuta e Beirute: O caminho dos olhares. A mostra tem curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Amanda Rezende e Jean Carlos de Souza.