Depois de passar por São Paulo a mostra Um Brasil para os brasileiros chega ao Rio de Janeiro com mais de 400 itens expográficos

A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros em parceria com o Instituto Moreira Salles dará continuidade à sua itinerância a partir do dia 24 de junho no Museu de Arte do Rio, em uma versão ampliada pela incorporação de novas obras.  A mostra é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Além de destacar a produção literária, a exposição também aborda suas incursões como compositora, cantora e artista circense. A mostra com mais de 400 itens tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é resultado do esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar a autora como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país. “Receber a exposição de Carolina Maria de Jesus tem um papel particularmente significativo para o Museu de Arte do Rio. Somos um espaço de ampliação de protagonismos e ao apresentarmos ao público a produção da escritora difundimos seu legado. Essa exposição, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com apoio da Secretaria de Cultura da cidade do Rio, apresenta a autora como uma voz potente e imprescindível do nosso país”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.