A partir de residência artística com educadores da rede pública municipal de ensino do Rio, projeto MAR nas Escolas 2022 aborda desafios do cotidiano dos docentes

A segunda edição do projeto MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, vai promover no dia 11 novembro o lançamento da instalação de peças sonoras produzidas por educadores de escolas públicas. Durante o projeto de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolveram cinco paisagens sonoras a partir das narrativas coletadas em suas escolas e cotidianos, abordando os desafios que atravessam o fazer docente e apresentando sons dos espaços, dos alunos realizando atividades e do diálogo entre professores.

O objetivo da edição deste ano é desenvolver a construção de relações e trocas pedagógicas entre a Escola do Olhar e os professores em suas comunidades escolares, valorizando os saberes das salas de aula e inspirando as experimentações artísticas como metodologia de ensino e aprendizagem. O MAR nas Escolas 2022 contou ainda com a participação do artista Jarbas Lopes, que atuou como estimulador de experimentações artísticas no campo da educação. Jarbas Lopes também esteve no Museu de Arte do Rio este ano com sua exposição individual “Gira”.

Para a Gerente de Educação e Escola do Olhar, Patrícia Dias, uma das prioridades do projeto MAR nas Escolas 2022 é aproximar o museu da escola a partir da conexão direta e do diálogo com os educadores.

“Com a edição MAR nas Escolas 2022, nós conseguimos ter uma escuta ativa e aproximar o museu da escola, e a escola do museu, entendendo assim todas as relações de desafio e como podemos nos conectar mais com o cotidiano das escolas da rede pública. Ao mesmo tempo, o MAR nas Escolas traz esse lugar de pesquisa e de pensar como podemos construir a nossa metodologia de trabalho e a nossa relação com o território da Pequena África. O nosso objetivo maior nesse projeto é valorizar a experimentação do cotidiano de fazer educação”.
Para o Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, o projeto MAR nas Escolas reforça a busca pela integração entre a arte e a educação.

“O nosso diferencial no MAR é que somos um museu que tem uma escola, e uma escola que tem o museu. Nesse sentido, a Escola do Olhar é um dos pilares da nossa atuação, sendo essencial trazer projetos como o MAR nas Escolas que nos aproxima dos professores da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Projetos como esse reforçam a nossa vocação de promover o elo entre a arte, a cultura e a educação”.

Para celebrar o lançamento da instalação, a Escola do Olhar vai realizar uma programação especial. No dia 11 de novembro, será lançado o teaser do vídeo institucional do MAR nas Escolas 2022. No mesmo dia, acontece também uma roda de conversa com o tema “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”, com a presença do professor da UERJ, Luiz Rufino; dos seis professores-residentes (Amanda Vendramin, Ayana Dias, Bê Sancho, Geiza Carvalho, Lua Vicentini e Maria de Fátima) e membros da comunidade escolar.

Serviço:

Abertura e roda de conversa “Inquietações: construindo caminhos entre a arte e a educação”
Data: Sexta-feira, 11 de novembro, das 14h às 16h

Local: Pilotis