Projeto “Mar nas Escolas” promove residência artística para educadores

A terceira edição do MAR nas Escolas, uma ação da Escola do Olhar, polo de pesquisa, produção e disseminação de conhecimento do Museu de Arte do Rio vai promover no dia 18 novembro o lançamento de “Confluências- entre ruas, escolas e museus”, uma instalação artística com peças sonoras e videoperformance produzidas por professores de escolas públicas.

Durante o projeto de residência artístico-pedagógica, seis professores bolsistas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro desenvolveram narrativas através da educação em seu campo simbólico e físico onde acionaram diversos sentidos da arte, em um trajeto construído em conjunto. As experiências coletadas em suas escolas e cotidianos, abordando os desafios que atravessam o fazer docente vão estar expostas na galeria ao lado da Biblioteca do MAR. A edição do MAR nas Escolas 2023 contou ainda com a participação do artista Raphael Brunet, conhecido nas redes como @cansadodainternet, que atuou como estimulador de experimentações artísticas junto aos educadores.

“A residência artístico-pedagógica MAR nas Escolas chega à terceira edição e tem como desejo realizar junto Alessandra, Jamilly, Leo, Fernanda, Monique e Pam – professores da maior rede de ensino da América Latina  – o exercício de escutar. Quais corpos são esses que ocupam as escolas, os museus, as cidades? Quais histórias que trazem? Escutar para provocar, escutar para experimentar, escutar para movimentar. Escutando nos permitimos afetar pelos ruídos e barulhos desses espaços-tempo não só através da mecânica do ouvir, mas escutar através dos diversos sentidos. Hoje, no entanto, o simples ato da escuta é revolucionário”, afirma Patrícia Marys, gerente da Escola do Olhar.

Na inauguração de Confluências, haverá a participação de todos professores e professoras da edição passada e atual e dos artistas convidados Raphael Brunet e Mariana Maia, nesse dia haverá uma roda de conversa e visita mediada no espaço. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.

SERVIÇO:

Inauguração Confluências – Mar nas Escolas 2023

Data 18/11 às 15h

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá,  5 – Centro/ Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: 11h às 18h (última entrada às 17h30)