MAR inaugura projeto “Conversas na Sala de Encontro” para debater arte e pensamento contemporâneo

As mostras em cartaz, as obras expostas no museu e as questões ligadas à arte e ao pensamento contemporâneo são alguns dos temas que serão abordados no programa “Conversas na Sala de Encontro”, promovido pelo Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon. O novo projeto, que estreou no dia 4 de julho, será realizado todas as quintas-feiras até 26 de setembro e irá reunir pensadores, artistas e curadores no térreo do pavilhão de exposições do MAR para um debate com o público. Entre os participantes estão os pesquisadores Bruno Pimentel, Marcia Sá Cavalcante Schuback e Oscar Svanelid, e os artistas Floriano Romano e Katia Maciel. A entrada é gratuita e para participar basta retirar senha com 1h de antecedência.

Sob o tema “O fascismo da ambiguidade”, o debate inicial, realizado em 4 de julho, foi ministrado pela professora Marcia Sá Cavalcante Schuback, titular de filosofia da Universidade de Södertörn (Suécia). No mesmo dia, Oscar Svanelid, doutorando em História da Arte também da Universidade de Södertörn, analisou a obra do pintor e fotógrafo Brasileiro Geraldo de Barros (1923-1998), na roda “Geraldo de Barros e a questão da comunidade”. Na segunda semana, dia 11 de julho, o projeto curatorial da exposição “O Rio dos Navegantes”, em cartaz no museu, será discutido pelo Diretor Cultural do MAR, Evandro Salles, e pelas curadoras Fernanda Terra e Pollyana Quintella.

Em seguida, no dia 18 de julho, a obra do argentino Carybé (1911-1997) e suas referências, derivadas da cultura indígena e do candomblé, será colocada em pauta pelo curador do MAR, Marcelo Campos, na companhia do pesquisador Bruno Pimentel. Encerrando o mês de julho, os artistas Floriano Romano e Katia Maciel falam sobre seus trabalhos comissionados especialmente para a exposição O Rio dos Navegantes.

Programação de julho:

4 de julho
O fascismo da ambiguidade
Com Marcia Sá Cavalcante Schuback e Geraldo de Barros e a questão da comunidade, com Oscar Svanelid

11 de julho
O projeto curatorial da exposição O Rio dos Navegantes
Com Evandro Salles, Fernanda Terra e Pollyana Quintella

18 de julho
Carybé: do candomblé às tradições indígenas
Com Marcelo Campos e Bruno Pimentel

25 de julho
Projetos especiais na exposição O Rio dos Navegantes
Com Floriano Romano e Katia Maciel

Serviço:
Data: Quintas-feiras, de 4 de julho a 26 de setembro
Local: Sala de encontros – térreo do Pavilhão de Exposições
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro
Entrada gratuita

Conheça o Relatório de Gestão 2018 do Instituto Odeon, entidade gestora do MAR e do Theatro Municipal de São Paulo

Essa publicação cumpre o compromisso do Instituto Odeon com a transparência e tem o objetivo de partilhar com a sociedade as nossas experiências e informações. É por acreditarmos que os encontros e o diálogo são transformadores, que nos ocupamos diuturnamente da compilação dos dados dos projetos que gerimos, da sistematização dos nossos processos e da publicização do que produzimos. Boa leitura!

Clique aqui para ler.