O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do Olhar, pólo educacional do museu, que visa formar e promover jovens da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na produção da arte e da cultura.
O programa Percursos Formativos acompanha os jovens selecionados em um percurso pelas áreas que estruturam o museu e suas competências, como: curadoria, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Isto ocorre em uma formação que valoriza a prática. O programa de formação também tem um módulo voltado para promover práticas artísticas contemporâneas, em que os percurseiros, como gostamos de chamá-los, entram em contato e diálogo com artistas atuais que trabalham com diversas linguagens, como a pintura, a colagem, o slam, entre outras, além de outros espaços de arte e cultura.
O projeto será destinado a 12 jovens com idade de 16 a 21 anos, moradores do bairro da Pavuna, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, que sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado.
O processo de formação cultural e prática profissional é composto por nove percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu. Integrados por aulas, oficinas, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências; os percursos devem ser cursados integralmente pelos participantes ao longo da formação de 03 agosto a 30 de novembro de 2022, com atividades presenciais e remotas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h, salvo em dias de feriado, casos em que a reposição de aula será combinada, totalizando 174 horas (cento e setenta e quatro horas) de atividades presenciais, com indicação de atividades complementares, como a participação em eventos promovidos pela Escola do Olhar nos formatos remoto e presencial. Serão selecionados até 12 jovens, do bairro da Pavuna, localizado na região da Zona Norte do Rio de Janeiro (ver público alvo abaixo), que receberão bolsas de estudo no valor de novecentos e trinta e cinco reais (R$ 935,00) por mês, a serem pagas ao final de cada mês, durante quatro (4) meses.
O edital do Percursos Formativos, será lançado na próxima terça, dia 28 de junho, com uma live ao vivo instagram oficial do Museu de Arte do Rio, às 19h, com a participação de Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação do Brasil da Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI; Marcus Faustini, Secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro; Anna Paula Black, Atriz e Agitadora Cultural; Cesar Varella, articulador local.
Não perca: @museudeartedorio
Público alvo