Jovens entre 16 e 21 anos serão selecionados para projeto com duração de 6 meses

O Museu de Arte do Rio lança na nesta segunda-feira (08/05), o edital da quinta edição do projeto Percursos Formativos,  programa idealizado e desenvolvido pela Escola do Olhar, pólo de pensamento e de formação permanente voltado para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. O Percursos Formativos é um projeto que tem como objetivo promover uma experiência única de formação e inserção profissional e pessoal de jovens periféricos na arte e na cultura.

O projeto terá seis meses de duração e vai contemplar 10 jovens com idade de 16 a 21 anos, e que sejam moradores da Zona Portuária do Rio de Janeiro – Caju, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Morro da Providência, Pinto e Conceição. A escolha dessas áreas justifica-se pensando o MAR como um local emblemático para promoção cultural e desenvolvimento social, e partindo da noção de territorialidade como entrelaçamento entre território e identidade, através da construção do pertencimento como ponte entre o lugar e suas práticas cotidianas e culturais. Por isso,  oferecer o projeto Percursos Formativos para os jovens desta região visa, sobretudo, conectá-los ao Museu, como pertencentes e construtores da arte e cultura que se promove neste território.

O formato do Projeto é composto por 9 (nove) percursos formativos, no sentido literal de percorrer as diversas áreas e processos de um museu  e suas competências como:  pesquisa e curadoria, práticas artísticas, museologia, educação, comunicação, produção cultural e administração. Além da introdução, um dos percursos também será em parceria com a Co.liga, com cursos auto instrucionais, disponíveis em plataforma digital. Amparados por aulas, oficinas, mentorias, palestras, visitas, mão-na-massa, e outras experiências, os 10 alunos que forem selecionados para a edição de 2023 do Percursos Formativos vão receber uma bolsa  mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao longo dos seis meses de duração do projeto.

É importante que os candidatos sejam atualmente estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro. Será necessária a apresentação de histórico escolar oficial no momento do cadastro do participante selecionado. Junto ao formulário de inscrição os candidatos precisam enviar um vídeo de apresentação.

A Escola do Olhar tem por objetivo com o projeto Percursos Formativos oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos jovens em situação de vulnerabilidade econômica. “O Percursos Formativos, como todos os projetos realizados pela Escola do Olhar, passam por um processo constante de criticidade e de avaliação. Isso tudo para avançarmos num projeto de melhor impacto e na escuta de nossos públicos. Pensando nisso, esse ano o projeto contará também com a presença de outras instituições parceiras da Escola do Olhar que trabalham dentro dos campos da arte, cultura e educação. A partir dessa inserção no projeto, buscaremos alargar as possibilidades de repertório e de redes dos jovens da Zona Portuária em diálogo com a cadeia produtiva das áreas trabalhadas no museu” afirma Patrícia Dias, Gerente de Educação e da Escola do Olhar.

O Museu de Arte do Rio através da Escola do Olhar tem por objetivo oferecer as suas atividades baseadas na mediação cultural para um público amplo. “No ano em que o MAR comemora dez anos, ações como Percursos Formativos reforçam o nosso compromisso de contribuir para a formação e inserção profissional das juventudes nas áreas de arte e cultura, promovendo inclusão e fortalecendo nossa identidade de um museu que é uma escola e uma escola que é um museu”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.

Baixe o edital aqui!

Inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5sacrFCmTqDWUYI99FgAQCXRuKOF0lcolVMAVij8u93W9Xg/viewform

SERVIÇO:

Inscrições online: 08 de maio à 28 de maio de 2023
Pré-Seleção dos candidatos a entrevista: 29 e 30 de maio de 2023.
Resultado dos pré-selecionados para entrevistas: 31 de maio de 2023.
Entrevista Virtual: 01 e 02 de junho de 2023.
Resultado final: 05 de junho de 2023.
Aulas: 07 de junho a 30 de novembro de 2023.