MAR lança novos projetos e ferramentas de acessibilidade

Criado em 2019, com apoio financeiro do BNDES, o Núcleo de Tecnologias Assistivas do MAR se propõe a produzir vivências inovadoras e estimulantes no campo das tecnologias de acessibilidade, a partir de metodologias experimentais. Integrado por pesquisadores, artistas, educadores e curadores, o grupo desenvolveu ao longo do último ano novas maquetes táteis do museu, ferramentas de audiodescrição de exposições e um videoguia na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Apresentadas ao público em dezembro, as maquetes táteis, elaboradas sob a coordenação do educador de projetos Thyago Corrêa, funcionam como objetos fundamentais na mediação cultural para pessoas cegas e de baixa visão. Em uma das miniaturas, há um modelo tridimensional dos edifícios que abrigam o museu, reproduzindo as galerias, fachada e todos os espaços da construção em detalhes; em outra, a região portuária e o centro do Rio de Janeiro são retratados. As maquetes estão expostas no 5º andar do prédio administrativo do museu.

Outro projeto desenvolvido pelo núcleo foi a atualização do conteúdo presente no aplicativo Lungo. A ferramenta faz a mediação dos textos das exposições em Libras, por meio de um aparelho eletrônico disponibilizado na bilheteria do museu. Colocado em prática pela primeira vez no período da mostra “O Rio do Samba: resistência e reinvenção” (2018-2019), a plataforma agora também pode ser utilizada durante as visitas à exposição “O Rio dos Navegantes”. Para viabilizar o seu funcionamento, foram instalados beacons com Bluetooth Low Energy (BLE) em diversos pontos da galeria e dos pilotis conectados a iPods que permitem ao usuário receber automaticamente um vídeo com apresentação do conteúdo em Libras.

A empresa responsável pela criação do dispositivo conta com uma equipe multidisciplinar e utiliza a interatividade para recriar a linguagem das expografias em museus e instituições culturais com a intenção de reinventar o acesso e formas de usos dos espaços e conteúdos para diferentes públicos.

Além dos novos produtos e ferramentas, o site do MAR também ganhou conteúdos mediados em Libras pela educadora estagiária Juliana Pavan, como a seção de Horários e Ingressos, a página sobre o programa Conheça o MAR em Libras, o texto curatorial da exposição “O Rio dos Navegantes” e informações sobre a Escola do Olhar.

No dia 13 de março, a equipe de Educação promoverá visitas acessíveis à exposição “O Rio dos Navegantes”, destinadas a pessoas com deficiência auditiva e cegas ou com baixa visão. Para o primeiro grupo a visita será realizada com mediação de um aplicativo que apresenta o conteúdo em Libras. Já o segundo grupo poderá conferir a mostra por meio de uma plataforma de audiodescrição.

1º horário: 10h às 12h (Libras e audiodescrição)
2º horário: 14h às 16h (Libras e audiodescrição)

#PraCegoVer: visitantes tocam a maquete tátil do prédio do MAR.

#PraCegoVer: galeria de fotos das maquetes táteis do MAR.

#PraCegoVer: uma educadora do MAR e duas visitantes seguram dispositivos móveis portáteis diante de dois quadros da exposição “O Rio dos Navegantes”