O mote norteador das atividades escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus para este ano é “Memórias e democracia: Pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”.

Primavera dos Museus 2023 está chegando e o Museu de Arte do Rio não vai ficar de fora

O tema ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, tornando-se importantes aliados na luta pelo respeito e democracia.

A temporada da 17ª Primavera dos Museus acontecerá entre os dias 18 e 24 de setembro e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. Confira a programação do Museu de Arte do Rio:

23 de setembro – sábado

(14h às 16h) Oficina de Criação: Encruzilhada Entre a Cultura Popular, Corporeidade e Educação  ( FORMATO: presencial / Local: Sala 2.2)

Público: inscrito

Sinopse: A Escola do Olhar, comungando com a produção de diálogos sobre o ensino das Relações Étinico Raciais, convida Mestra Joana Cavalcante e GERER (SME-RJ) para uma roda de conversa que propõe pensar em Encruzilhar as várias noções de educação, buscando as brechas que convergem entre a pedagogia enquanto ciência e as “outras” pedagogias – nem sempre reconhecidas – que preservam e valorizam essa dança de saberes adquiridos a partir das experiências da vida e que são transmitidos de geração em geração.

(15h30 às 17h) Atividade Educativa NOVOS CONCEITOS, VELHOS PROCESSOS

(FORMATO: presencial / Local: Exposição Aqui é o Fim do Mundo)

Público: espontâneo

Sinopse: Em consonância com a 17ª Primavera dos Museus, a atividade educativa se debruça nas memórias dos povos quilombolas e indígenas relacionando os mapas do Brasil e os lugares e conceitos que o artista Jaime Lauriano apresenta em suas obras. Nesta atividade, educadores descrevem conceitos, tais como etnocídio, epistemicídio, entre outros, do arcabouço das relações étnico-raciais e, em articulação com visitante, provocam-no para que identifique essas descrições em sua vida, experiência ou através do contato com experiências alheias. Esse exercício tem por objetivo a familiarização de conceitos e a identificação de forma didática de práticas de opressão e violência, que se tornam mais reais e legitimadas como formas de opressão quando recebidas em nome próprio.

24 de setembro – domingo

(15h30 às 17h) Atividade Educativa NOVOS CONCEITOS, VELHOS PROCESSOS

(FORMATO: presencial / Local: Exposição Aqui é o Fim do Mundo)

Público: espontâneo

Sinopse: Atividade educativa relacionando o mapa do Brasil e os lugares e conceitos que o artista Jaime Lauriano apresenta em suas obras. Nesta atividade, educadores descrevem conceitos, tais como etnocídio, epistemicídio, entre outros, do arcabouço das relações étnico-raciais e, em articulação com visitante, provocam-no para que identifique essas descrições em sua vida, experiência ou através do contato com experiências alheias. Esse exercício tem por objetivo a familiarização de conceitos e a identificação de forma didática de práticas de opressão e violência, que se tornam mais reais e legitimadas como formas de opressão quando recebidas um nome próprio.