E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


MAR participa da edição de 2025 da Semana Nacional de Museus. Confira a programação:

12/05/2025 – Segunda:  

(15h às 16h) Projeto Memoridades (FORMATO: presencial) 

Público: inscrito / Vizinhos do MAR

Sinopse: Oficinas teatrais realizadas para idosas da região portuária a partir de literaturas de mulheres negras. Com exercícios de cena, leitura dramatizada e dirigida a ser realizada nas salas da Escola do Olhar.

13/05/2025 – Terça:

(14h às 16h) Costurando memórias – Parceria MAR + Museu Bispo do Rosário

(FORMATO: presencial/Local: pilotis)

Público: espontâneo

Sinopse: A cidade preserva diferentes histórias a partir de seus territórios, tendo nas pessoas, as maiores guardiãs dessas memórias. Desse modo, a narrativa oficial recebe contornos das experiências cotidianas de quem as vivenciou, elencando sensibilidades e afetividades que se revelam no ato de contá-las. Essas narrativas informam sobre uma história construída ao longo da vida, mas também dizem sobre a produção de identidade de um espaço e do seu patrimônio imaterial. A partir dessas temáticas, o Museu de Arte do Rio e o Museu Bispo do Rosário convida vocês para participarem da atividade Costurando Memórias que integra a 23ª Semana Nacional de Museus. Nela, poderemos refletir coletivamente através de uma cartografia que informa a respeito das memórias presentes nos territórios da Pequena África e da Colônia, esperamos vocês!

15/05/2025 – Quinta:

(14h às 16h) Conversa de Galeria – Relíquias do território

(Formato: presencial/Local: Exposição “Território de lembranças”)

Público: Parceria e espontâneo

Sinopse: Como parte da Semana Nacional de Museus, o MAR realiza uma Conversa de Galeria sobre patrimônio imaterial, em diálogo com a exposição “Território de Lembranças”, da artista Caninana. O encontro apresentará o dispositivo “Relíquias do Território”, desenvolvido com o coletivo MIP – Mulheres Independentes da Providência. A atividade propõe refletir sobre memória, pertencimento e o papel social dos museus em territórios em transformação.

17/05/2025 – Sábado:

(14h às 17h) Convite a Experimentar Formação com Professores – “Corpo Terreiro e a dança na Educação” com Clarice Saisse, Tatiana Paz e a coreógrafa Ana Paula Dias

(Formato: presencial). É necessária inscrição aqui.

Sinopse: No mês de Maio, o Convite a Experimentar se debruça sobre a nova mostra do Museu de Arte do Rio: “Dança Barbot”,  exposição que rememora a vida e obra do renomado bailarino e coreógrafo Rubens Barbot. A formação, que é voltada principalmente a educadores e professores, tem como proposta repensar estruturas colonizadoras no espaço escolar, convidando-os a estimular as memórias de um corpo ativo e irrestrito. Apoiando-se na trajetória do coreógrafo como possibilidades de ruptura com os processos que endurecem os movimentos,  investigaremos o caos de Barbot em sua busca pelo “Gesto Honesto” e suas interseções com uma educação emancipatória. A formação que será conduzida pelas educadoras Tatiana Paz e Clarice Saisse tem como convidada a artista e coreógrafa Ana Paula Dias que irá relacionar o gesto cotidiano, marca promordial na Dança Barbot ao cotidiano em sala de sala, tendo a psicomotricidade como ferramenta principal.

 

(14h às 15h) – Conheça o MAR em LIBRAS (FORMATO: presencial / Local: Pilotis)

Público: Espontâneo

Sinopse: MAR DE SINAIS – Uma imersão em LIBRAS no universo do museu.

Convidamos o público a explorar o museu de uma forma totalmente diferente, participando de um jogo interativo e dinâmico, combinando diversão e aprendizado: o MAR DE SINAIS. No qual, desafia os participantes a aprender sinais relacionados às obras, artefatos, região e temas do museu. Para todes, independente da formação ou do conhecimento prévio, essa é uma oportunidade de vivenciar o museu por meio da LIBRAS e se conectar de forma acessível.