Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita dias 16 e 17 de junho

A segunda edição do Festival Led volta ao Rio de Janeiro com uma programação de conteúdos, debates e ideias inspiradoras acerca das possibilidades de futuro através da educação. O evento que acontece, concomitantemente, no MAR e o no Museu do Amanhã, ocorre nos dias 16 e 17 de junho. A entrada no Museu de Arte do Rio será gratuita. O público que visitar o Museu e que participar do Festival Led poderá conferir gratuitamente as seis exposições em cartaz no Museu.

Atualmente, o Museu de Arte do Rio conta com oito exposições em cartaz:

Um defeito de cor – Até 27 de agosto

Sinopse: Principal exposição do MAR, Um Defeito de Cor é uma interpretação do livro homônimo da mineira Ana Maria Gonçalves, que narra a saga de uma mulher africana que, no Brasil, precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida. Ao todo, são 400 obras entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano.

A construção do MAR e a Pequena África – Até 25 de junho

Sinopse: Uma década de MAR retratada em fotografias e vídeos. Com mais de cem obras, A construção do MAR e a Pequena África oferece ao público um panorama de como tudo começou, com imagens do projeto arquitetônico, reformas dos edifícios e até manifestações pela sua permanência

Leoa: Luz no Caminho – Até 27 de agosto

Sinopse: Exposição individual da carioca Leoa, Luz no Caminho traz o cotidiano de mulheres negras nas paisagens do subúrbio carioca. Como parte dos 10 anos do MAR, a mostra apresenta uma série de pinturas que tratam de um arranjo visual da vida da jovem artista em Bangu.

Revenguê: Uma exposição cena de Yhuri Cruz – Até 1º de outubro

Sinopse: Dividida em quatro núcleos, a mostra individual de Yhuri Cruz, Revenguê, é uma exposição imersiva inspirada numa ficção desenvolvida pelo artista sobre um novo planeta, pelo qual perpassam os temas da vingança da vida e a política da presença. Em alguns momentos, apresenta a performance de Yhuri e outros seis artistas, as próximas apresentações acontecem nos dias  03 e 04 de junho, no Museu.

César Bahia: Uma poética do recomeço – Até 30 de julho

Sinopse: Mais de 200 obras de César Bahia, produzidas entre 2010 e 2023 e que desvelam a sua forte ligação com a cultura afro-brasileira, compõem a exposição Uma poética do recomeço, na qual são recuperadas as técnicas do corte, entalhe, o uso do formão e da marreta que o artista baiano aprendeu com o pai em Fazenda Coutos, no subúrbio de Salvador.

Jaime Lauriano: Aqui é o Fim do Mundo – Até 1º de outubro

Sinopse: Nova exposição individual de Jaime Lauriano, Aqui é o Fim do Mundo coloca o artista em um papel de historiador, pelo qual a partir de esculturas, vídeos, desenhos e outras intervenções pelos signos do nacionalismo, somos convidados a revisitar os mitos formadores do imaginário da sociedade brasileira em sua ligação com o atual contexto político, social e cultural.