E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Museu de Arte do Rio celebra Dia das Crianças com atividades online e gratuitas

Para comemorar o Dia das Crianças, o MAR preparou uma programação virtual para toda a família nos dias 13, 15 e 17 de outubro.

No dia 15, às 14h, acontece a oficina “Super-mercado” na qual, a partir das pinturas de super-heróis presentes na exposição “Pardo é Papel”, do artista Maxwell Alexandre, as famílias vão criar seus próprios super-heróis, utilizando como inspiração os desenhos animados e as prateleiras de supermercados. Clique aqui para se inscrever.

Já na oficina “A viagem da menina rio”, que acontece no dia 17, às 14h, no Youtube do MAR, os participantes serão convidados a remontarem, com objetos encontrados em casa, a experiência de sentir o vento, correr como as águas de um rio e descansar no colo de uma lagoa, com base na exposição “Aline Motta – memória, viagem e água”. Para esta atividade não é necessário inscrição prévia.

A programação “MAR é lugar de criança” também conta com duas lives educativas. A primeira, “Educação antirracista e representatividade na infância”, será realizada no dia 13, às 17h, no Youtube do MAR, e irá promover um encontro online entre educadores e convidados, visando o debate e o compartilhamento de ações e metodologias educativas antirracistas.

Logo depois, no dia 15, às 17h, no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, acontece a transmissão ao vivo “Educação em museus de arte e infância”, uma parceria entre o MAR, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC Dragão, e o Museu de Arte da UFC – Mauc. O encontro online tem como objetivo contribuir para a discussão sobre o acesso da primeira infância a arte e aos museus.

✨ PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

? TERÇA-FEIRA, 13/10

? 17h às 18h – Live “Educação antirracista e representatividade na infância”
Com Fernando Porto, Mara Pereira, Maria Rita Valentim e Nestor dos Santos

Debatemos educação antirracista no meio acadêmico mas e as crianças? Esse debate chega nas brincadeiras, nas conversas com os colegas de turma e no desenho favorito? Você já leu algum livro infantil com personagens que te representassem, com famílias parecidas com a sua ou com desenhos que lembrassem sua imagem no espelho? Abrindo a programação MAR é lugar de criança, os convidados Mara Pereira e Nestor dos Santos irão compartilhar com os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim suas pesquisas e vivências em educação dentro da perspectiva antirracista e contracolonial. Mara é mãe, pesquisadora e educadora. Nestor, de 8 anos, é filho da Mara, leitor e especialista em vivência da infância. A conversa ao vivo no canal do MAR no Youtube tem como objetivo dialogar com práticas artísticas que articulam noções de representatividade para o público infantil. Um programa para as crianças, seus responsáveis e educadores.

Atividade realizada no canal do MAR no Youtube.

? QUINTA-FEIRA, 15/10

? 14h às 16h – Oficina de Criação “Super-mercado”
Com os educadores Guilherme Marins e Mariana Gon

Como nascem os super-heróis e heroínas? A partir das pinturas de super-heróis presentes na exposição “Pardo é Papel”, do artista Maxwell Alexandre, iremos convidar crianças e seus responsáveis a criarem seus próprios super-heróis, utilizando também como inspiração os desenhos animados e as prateleiras de supermercados. Vamos inventar juntos?

Inscreva-se aqui.

? 17h – Live “Educação em museus de arte e infância” em parceria com o MAC Dragão do Mar e o Museu de Arte da Universidade do Ceará – MAUC
Com a educadora Maria Rita Valentim

Parceria entre o Museu de Arte do Rio – MAR, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC Dragão do Mar e o Museu de Arte da Universidade do Ceará – MAUC, o encontro online tem como objetivo contribuir para a discussão sobre o acesso da primeira infância a arte e aos museus. Com a participação de Saulo Moreno (MAUC) e Maria Rita Valentim (MAR), a atividade mediada por Vinicius Scheffer (MAC Dragão) irá dialogar sobre os processos de arte-educação em museus e as políticas de acesso à primeira infância.

Atividade realizada no canal do Dragão do Mar no Youtube.

? SÁBADO, 17/10

? 14h às 16h – Oficina de Criação “A viagem da menina rio”
Com os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim

Esta oficina de criação dedicada à semana da criança é livremente inspirada no universo da exposição “Aline Motta – memória, viagem e água”. Por meio de um conto encenado ao vivo pelos educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim para o público infantil, conheceremos a jornada da Menina-Rio em busca das memórias de suas águas. Junte sua família e venha remontar, com objetos encontrados em casa, a experiência de sentir o vento, correr como as águas de um rio e descansar no colo de uma lagoa. Separe objetos como lençol, almofadas, borrifador de água e o que mais imaginar para acompanharmos a história dessa menina que quer conhecer suas origens. Uma oficina para assistir, ouvir e sentir de casa. Oficina indicada para famílias com crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Atividade realizada no canal do MAR no Youtube.