O Museu de Arte do Rio leva um recorte de sua coleção sobre São Cosme e Damião para a ArtRio de 2024, que acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória. A temática escolhida celebra o princípio da dualidade que representa o nascimento e a vida, sendo duas energias que coexistem harmoniosamente. Os Ibejis, orixás Erês, são divindades associadas à brincadeira e à alegria repentina. Protetores das crianças, esses ancestrais africanos simbolizam a continuidade e são uma fonte de alegria por garantirem a perpetuidade da família.
A participação na ArtRio 2024 apresenta, em diálogo com o período da feira, um recorte dessa coleção MAR que espelha realidades, destacando obras de diferentes linguagens. Nos últimos três anos, as exposições do Museu de Arte do Rio têm como ponto de reflexão a inserção de produções artísticas historicamente marginalizadas: indígenas, negras e LGBTQIA+. Um exemplo disso é a participação de artistas mulheres tanto nas mostras quanto na coleção do Museu. A quantidade de obras feitas por mulheres no acervo da instituição têm aumentado e, agora, o intuito é fazer o mesmo com artistas LGBTs. Essa
diversidade de expressões artísticas amplia as leituras e percepções do público. Por isso, nos dias 25 e 28 de setembro, Uhurra Bqueer (drag da multiartista Rafa Bqueer) realiza a performance “Encantada, você fica! Shantay you stay!” dentro do espaço da ArtRio entre as 14h e 16h, colocando placas em obras que poderiam ser doadas ao MAR e que foram produzidas por artistas LGBTQIA+. A intenção é que os trabalhos de artistas pertencentes à comunidade, façam parte da Coleção MAR.
Além da participação na feira, o Museu de Arte do Rio também realizará uma programação paralela no espaço museal. Na terça-feira, dia 24 de setembro, haverá uma visita mediada na exposição de Brígida Baltar, às 14h, com o Curador Chefe do MAR, Marcelo Campos. Já na quinta-feira, dia 26 de setembro, às 11h30, haverá uma conversa de galeria com a artista visual Lidia Lisboa, na exposição “Têta” – mostra individual da artista no MAR. Na sexta-feira, dia 27 de setembro, às 11 horas, será oferecido um brunch, seguido de visita mediada à exposição “Ideias radicais sobre o amor”, com a artista Panmela Castro. Pensando no público infantil, no sábado, às 11h haverá apresentação do musical infantil “As aventuras de Pé de Vento no dia de São Cosme e Damião”, com distribuição de doces, no Pilotis do Museu, com entrada gratuita e sujeito à lotação. No encerramento da ArtRio, às 17 horas, o Gerente de Comunicação do MAR, Marcelo Andrade irá participar da mesa de conversa: “Entrada pela web: comunicação e público online dos museus” ao lado de Erika Palomino, do MAM e Lívia Baião, do Rio Memórias. O bate papo acontecerá no Palco Instituto Cultural Vale (Pavilhão Mar), na própria ArtRio.Os eventos, integram a programação especial da ArtRio e oferecem uma oportunidade única para uma troca de ideias e saberes entre o público e artistas dentro do mais carioca dos Museus.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro
Terça-feira, dia 24 de setembro, 14 horas: Visita mediada na exposição de Brígida Baltar: pontuações, com Curador Chefe do MAR, Marcelo Campos.
Quinta-feira, dia 26 de setembro, às 11h30: Conversa de Galeria com a artista visual Lidia Lisboa, na exposição “Têta” – mostra individual da artista no MAR.
Sexta-feira, dia 27 de setembro, às 11 horas: Brunch, seguido de visita mediada à exposição “Ideias radicais sobre o amor”, com a artista Panmela Castro.
Sábado, dia 28 de setembro, às 11 horas: Apresentação do musical infantil “As aventuras de Pé de Vento no dia de São Cosme e Damião”, com distribuição de doces.
ArtRio
Marina da Glória
Quarta-feira, dia 25 de setembro, das 14h às 16h: Performance “Encantada, você fica! Shantay you stay!” com a artista Rafa BQueer nos pavilhões da feira.
Sábado, dia 28 de setembro, das 14h às 16h: Performance “Encantada, você fica! Shantay you stay!” com a artista Rafa BQueer nos pavilhões da feira.
Domingo, dia 29 de setembro, às 17 horas: Conversa “Entrada pela web: comunicação e público online dos museus” com o Gerente de Comunicação do MAR, Marcelo Andrade, ao lado de Erika Palomino, do MAM e Lívia Baião, do Rio Memórias. O bate papo acontece no Palco Instituto Cultural Vale (Pavilhão Mar), na própria ArtRio.