Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18), a programação inclui visitas públicas ao acervo e atividades especiais nas exposições, incluindo uma visita guiada pelo instituto em libras

O Museu de Arte do Rio (MAR) recebe mais uma edição da Semana Nacional de Museus (SNM) com uma programação especial entre os dias 14 e 19 de maio. Em celebração à 22ª edição do evento e ao Dia Internacional dos Museus (18), o MAR abre suas portas ao público para visitas à Reserva Técnica do acervo de patrimônio cultural, eventos na biblioteca, exposições e visitas guiadas temáticas.

A SNM é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem extrema importância na promoção e valorização dos institutos culturais nacionais, aumentando o público visitante e intensificando suas relações com a sociedade. O tema desta edição é “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Há mais de 20 anos, o projeto desenvolve ações e programas especiais em instituições artísticas de todo o país, que devem estar sempre alinhados à temática da edição. Em 2024, o objetivo é que as organizações elaborem programações que colaborem para o enriquecimento da reflexão e debate sobre o papel social dos museus na pesquisa e educação.

Pensando na inserção dos visitantes dentro da instituição e em estimular o debate sobre o tema, o MAR, em parceria com a Escola do Olhar, desenvolveu atividades especiais para a 22ª Semana Nacional de Museus. São quatro horários de visitas ao acervo técnico (nos dias 14 e 16 de maio), uma ação na Ludoteca MAR, uma atividade educativa de comemoração na exposição Bloco do Prazer e duas edições do Conheça o MAR: uma em libras e outra com o tema “Mulheres Artistas”, que tem o objetivo de analisar obras feitas por mulheres vítimas de manicômios. Todas as atividades da SNM são gratuitas no Museu de Arte do Rio.

14 e 16 de maio, às 11h30 e às 15h30: Visita à Reserva Técnica do MAR

18 de maio, às 14h: Ludoteca MAR e Conheça o MAR em Libras

19 de maio, às 14h: Conheça o MAR – Mulheres Artistas

19 de maio, às 15h30: Atividade Educativa “Parabéns pra você!”