No Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, performance de Yhuri Cruz será apresentada gratuitamente ao público

Percorrer “Revenguê: uma exposição-cena é de fato estar na atmosfera de um outro planeta. No chão vermelho ou nas arquibancadas distribuídas no térreo do pavilhão de exposições, o público que visitar o Museu de Arte do Rio no sábado dia 12 de agosto, às 14h, se surpreenderá com as performances de Yhuri Cruz e outros seis artistas que o acompanham na cena. As apresentações ocorrem quatro meses depois da sua estreia no MAR. Sucesso desde as primeiras encenações, mais de oitocentas pessoas já lotaram a sala para assistir a performance concebida pelo artista visual, escritor e dramaturgo carioca.

A performance faz parte da exposição que é dividida em quatro núcleos, a intenção é inserir o público em uma história de aspectos afrofuturistas com temas sobre a vingança da vida e a  política da presença. Ao todo, são sete encenações previstas até o dia 1º de setembro. “Sentar, fruir e meditar é o que a gente quer para o público. Revenguê vai nascer 50% pronta, a cada encenação, pelo menos de 3 a 4 obras serão feitas em cena, então é sobre ritualizar esse processo de criação, é sobre ver a obra criada ao vivo”, afirma o artista.

As quatro apresentações de Yhuri Cruz em Revenguê foram um sucesso de público e critica, centenas de pessoas percorreram o MAR para prestigiar o artista e visitar o Museu. No dia 12 de agosto  “Trazer o repertório visual de Yhuri Cruz em Revenguê para dentro do MAR é garantir ao público novas possibilidades de observação e reflexão do pensar artístico. Admiramos muito o trabalho desse jovem artista, que se destaca com os arquivos da negritude e da sua pesquisa através da representação e do teatro”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

SERVIÇO:

Distribuição dos ingressos às 13h na bilheteria do MAR

Horário de apresentação: 14h

A entrada para a encenação de “REVENGUÊ: A SÉTIMA CENA DE PRETOFAGIA” é gratuita e sujeita à lotação;

– A retirada do ingresso se dará a partir das 13h na bilheteria do MAR;

– A entrada para “REVENGUÊ: A SÉTIMA CENA DE PRETOFAGIA” não dá direito à visitação no museu;

– Quem retirar ingresso para o museu deverá também retirar seu ingresso para “REVENGUÊ: A SÉTIMA CENA DE PRETOFAGIA” na bilheteria a partir das 13h;

– A cena começa às 14h e não será possível o acesso após este horário;

– A duração é de 1h15min.