“A Ordem é Samba” irá ocupar o mastro do Pavilhão de Exposições a partir do dia 24 de junho. No mesmo dia, o Museu receberá a apresentação do Samba da Volta com entrada gratuita

O Museu de Arte do Rio vai hastear no dia 24 de junho a sua nova bandeira. O azul potente com estrelas em alusão a bandeira nacional da República Federativa do Brasil ganhou a frase “A Ordem é Samba” que é o título de uma música escrita por Jackson do Pandeiro, em 1966. A bandeira, originalmente concebida  para o Samba da Volta, que ocorre no centro da cidade é uma idealização da historiadora da arte, produtora cultural e comunicadora Juliana Joannou, que defende a pertinência da bandeira junto ao MAR: “Seja por sua trajetória, localização ou histórico de exposições, debates e atividades debruçadas sobre a cultura carioca – nas quais invariavelmente o samba participa, o Museu possui uma genuína vocação para  reunir a promover um acervo identitário da cidade do Rio de Janeiro”, justifica a artista.

A nova bandeira do MAR foi escolhida através do voto popular. “A proposta da bandeira foi exatamente essa: ao invés de partir de uma pesquisa de dentro para fora, partiu de um desejo de quem está, até então fora das nossas exposições e que pudesse pela primeira vez estar no MAR, num lugar nobre do Museu, lá no alto. Gostamos muito do resultado final, pois vincular o MAR ao samba é um vínculo que a gente já tinha e já tem como uma leitura da cidade”, avalia Marcelo Campos, Curador Chefe do Museu.

No dia do hasteamento da nova bandeira o Museu de Arte do Rio receberá a apresentação do ‘Samba da Volta”. A roda de samba que nasceu em 2021 na Rua do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro,  surgiu a partir de uma reunião de amigos e hoje, devido ao grande público, os encontros acontecem no Espaço Luiz Gama. Os oito integrantes do Samba da Volta se apresentam no MAR a partir das 14h30, com entrada gratuita ao público. Na ocasião os músicos vão homenagear Carolina Maria de Jesus, tema da exposição que abrirá no mesmo dia no Museu.