E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


 “Todo Poder para o Povo” do artista norte americano Emory Douglas irá ocupar o mastro do Pavilhão de Exposições a partir do dia 18 de janeiro 

O Museu de Arte do Rio começa o ano de 2024 com a sua mais nova bandeira. A arte produzida pelo artista visual californiano Emory Douglas representa a luta pela democracia e a igualdade racial. A imagem traz um jovem negro com um jornal na mão onde a manchete que se lê é “Todo Poder para o Povo”. Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do ‘Partido dos Panteras Negras’ , um dos principais movimentos anti racistas dos Estados Unidos. Sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras.  

Em 2023, o MAR inaugurou a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, sobre a influência da black music na música brasileira, passando por momentos políticos e de diálogo entre o Brasil e os EUA. Emory Douglas é um dos artistas participantes da mostra, ampliando as relações históricas com os movimentos pelos direitos civis, também acontecidos no Brasil.

A bandeira do Museu de Arte do Rio é uma ação curatorial, onde o MAR escolhe e convida artistas que dialogam com questões socioculturais. Já foram hasteadas bandeiras de artistas negros, indígenas e pertencentes às comunidades LGBTQIAP+.  “Emory Douglas é um dos mais importantes artistas do século XX, e que teve na sua prática, a produção de cartazes e de imagens que estavam muito vinculadas às revoltas e as ideias que circulavam em torno dos direitos civis, sobretudo dos direitos da população negra nos Estados Unidos. Emory Douglas participa do partido dos Panteras Negras , e vai criando elementos que até hoje são repetidos, como a imagem dos punhos fechados, que caracteriza muitas vezes as palavras de ordem e as ações políticas, sobretudo, envolvendo a  população negra.   Para a gente é uma honra Emory Douglas estampar a bandeira do MAR, nós escolhemos uma imagem já existente e traduzimos a frase para o português: ‘Todo poder para o povo’, que é uma frase que é muito a vocação desse museu, de se aproximar cada vez mais do público e da população, criando exposições para isso, exposições mais abertas a um público que não necessariamente é um público de arte ou de museus”, afirma Marcelo Campos, Curador Chefe do Museu de Arte do Rio. 

Crédito: Todo Poder para o Povo, 1968-1969 © Douglas, Emory/ AUTVIS, Brasil, 2023 Collection of the Smithsonian National Museum of African American History and Culture American History and Culture.