Além da exposição “A Construção do MAR e a Pequena África” que traz mais de 100 imagens que contam a história do Museu, o dia será de festa com bolo, distribuição de livros e uma edição especial do projeto Mar de Música que acontece no Museu, mas em parceria com o Circo Voador.

O Museu de Arte do Rio abre na próxima sexta-feira (31) a exposição “A construção do MAR e a Pequena África”, a mostra terá mais de 100 obras entre fotografias e vídeos que relembram fatos importantes da história do Museu. Além da exposição, no mesmo dia, haverá um parabéns com bolo de aniversário para o público e convidados. Para a festa ser completa, dentro da programação também está uma edição especial do projeto MAR de Música com show da Orquestra Voadora que contará com a participação de Serjão Loroza. Nesta primeira edição de 2023 o projeto MAR de Música terá a curadoria musical do Circo Voador. Toda a programação do Museu é gratuita e está sujeita a lotação.

Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio teve o desafio de ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África desde a sua construção na Praça Mauá. A narrativa da nova exposição que entra em cartaz no MAR conta boa parte dessa história através das obras e fotografias de Jaime Acioli, Thales Leite, César Barreto, Giselle Beiguelmann, Ayrson Heráclito, Tia Lúcia, Virgínia de Medeiros, Luiz Baltar, Francisco de Souza, Paula Trope, Yuri Firmeza, Lasar Segall, entre outros.

A exposição apresenta o projeto arquitetônico, as alterações nos dois edifícios distintos que compõem o museu, as manifestações pela sua permanência e a aproximação do MAR com a comunidade. A mostra tem curadoria do Presidente do Conselho Municipal do MAR, Luiz Chrysostomo; e da equipe curatorial do Museu formada por Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Thayná Trindade e Amanda Rezende. “É uma região que já se autovalorizava em relação a sua história, e o MAR, quando chega, ele chega como um intruso, e depois ele vem percebendo, por conta das equipes de educação e de curadoria, que é preciso pertencer a região. Ao longo dos anos, o Museu de Arte do Rio veio se redesenhando e criando um vínculo com a sociedade”, avalia Marcelo Campos, Curador Chefe do MAR.

No mesmo dia, a Biblioteca do Museu de Arte do Rio vai realizar o Rolezinho de Livros que distribuirá, gratuitamente, os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos serão disponibilizados a partir das 13 horas no térreo do MAR, espaço que será ambientado e dedicado a se conectar a memória dos visitantes.

Poder celebrar a primeira década do Museu de Arte do Rio com uma ampla programação faz parte do projeto de aproximar ainda mais o público e a comunidade do espaço museal. A exposição “A Construção do Mar e a Pequena África” reforça a missão do MAR em discutir as questões que sempre foram pertinentes ao longo desses 10 anos. “Sabemos que o desafio do Museu, nessa primeira década foi de dialogar com nossos vizinhos e criar vínculos com o público que nos visita. Dessa maneira, essa parceria e troca veio no sentido de reforçar e alimentar a nossa vocação aqui no MAR, de sempre tentar apresentar histórias por uma perspectiva mais inclusiva e mais plural. Somos um museu que promove, discute e reflete sobre as questões sociais, mas sem deixar de colocar a arte em diálogo permanente com a cultura e seus agentes. Comemorar nosso aniversário com arte, música e literatura é uma forma de presentear nossos visitantes e nossa trajetória. Como em toda boa festa queremos uma casa cheia”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.