E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Participe da elaboração do novo Plano Museológico do MAR

O Museu de Arte do Rio (MAR) vai realizar até 22 de outubro uma consulta pública para elaborar o novo Plano Museológico do equipamento cultural.

Esse é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus. Por meio do planejamento institucional, é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos. 

Quer nos ajudar a deixar o MAR ainda melhor? Preencha o formulário clicando aqui.

 

Como colaborar?

Nesta consulta pública escolhemos alguns programas a serem analisados. Os programas são as áreas de trabalho e funções do museu e eles têm o objetivo de facilitar a análise, a construção de projetos e a organização de atividades.

 

  • Educação e Cultura: 

Uma das finalidades da educação museal é a construção coletiva do significado de bem cultural e, a partir disso, distinguir aquilo que merece ou não ser preservado. 

Tendo como referência o bem cultural e tudo o que envolve a sua construção e reconstrução, o processo educacional nos museus deve ocorrer de forma ampla e diversificada, abrangendo toda a pluralidade de públicos com os quais a instituição se relaciona. 

O MAR, além do museu, também é composto por uma escola, a Escola do Olhar, um braço pedagógico do museu e um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. Como aprofundar a relação do Museu com as escolas?
  2. Como estabelecer um vínculo entre o museu e a comunidade à sua volta?
  3. Que contribuição o museu pode dar ao futuro dos jovens da cidade?
  4. Quem é o público do museu e quem ainda pode ser?
  5. Que estratégias educativas e culturais podem levar o visitante a desenvolver um pensamento crítico e a construir novos conhecimentos?

 

  • Exposições 

As exposições constituem um instrumento-chave para permitir o acesso público aos acervos de museus. Podem ser inovadoras, inspiradoras e conduzir o visitante à reflexão, proporcionando ótimos momentos de prazer e aprendizagem. As exposições em um museu têm profunda relação com os valores, visão e missão estabelecidos pela instituição. Elas podem ser de longa duração, temporárias, itinerantes, virtuais.

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. Que tipo de exposições seriam mais adequadas à vocação do Museu?
  2. A cultura carioca, com sua diversidade, está presente nas exposições do museu, sejam elas de longa duração, temporárias, itinerantes ou virtuais?

 

  • Comunicação

O Programa de Comunicação é aquele que abrange ações de divulgação de projetos e atividades da instituição, e de disseminação, difusão e consolidação da imagem institucional nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Esse programa pode ser dividido em diferentes subprogramas, tais como: editorial, intercâmbio institucional, comunicação social, comunicação visual e outros. 

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. Esse é um museu conhecido?
  2. Que tipo de imagem queremos que o museu transmita a moradores e não moradores da cidade?
  3. Ele comunica temas de interesse da sociedade?

 

  • Arquitetônico-urbanístico 

O aspecto Arquitetônico-urbanístico é aquele que abrange a conservação dos espaços internos e externos do museu, que deverão ser adequados ao cumprimento de suas funções, ao bem-estar de todos, além de levar em conta os aspectos de conforto ambiental, circulação, identidade visual, acessibilidade física e linguagem das exposições voltadas às pessoas com deficiência.

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. As condições físicas do museu são boas?
  2. E quanto às condições de informática e automação predial?
  3. Há dificuldades de ergonomia? acessibilidade? conforto ambiental e/ou sustentabilidade? 
  4. E o acervo?

 

  • Segurança

O Programa de Segurança deve ser executado a partir do conceito de gestão de riscos, ou seja, deve integrar esforços para minimizar riscos – eventos incertos que trazem impactos.

Falar de segurança em museu abrange aspectos que se relacionam ao edifício, às coleções, aos públicos e profissionais que lá trabalham, ou seja, trata-se da segurança de forma ampla, contemplando ações contra roubos, furtos, incêndios, atos de vandalismo, circulação e transporte de bens e pessoas, dentre outros aspectos.

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. Como estão as condições de segurança do museu?
  2. A sensação de segurança no entorno do museu é boa?
  3. Há sinais de vandalismo?

 

  • Acessibilidade Universal

Acesso é dar ao visitante a oportunidade de utilizar instalações e serviços, ver exposições, assistir a conferências, investigar e estudar o acervo e interagir com os diferentes grupos sociais. Nessa perspectiva, não se pensa aqui somente na acessibilidade física, mas também na acessibilidade econômica, informacional, cultural etc. 

Diante desse tema, é importante pensar:

  1. O museu promove o acesso igualitário a todas as pessoas, independentemente de condições físicas, cognitivas, financeiras, étnicas, religiosas etc.?
  2. Nas exposições ou outros ambientes do museu as informações são acessíveis a todos, independentemente de suas características?

 

Calendário das atividades:

  • Período de consulta pública pela pelo site: até 22 de outubro de 2021;
  • Encontro com vizinhos do MAR – 02 de outubro de 2021;
  • Período de elaboração do novo plano museológico do MAR: de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2021;
  • Divulgação do novo plano museológico do MAR: janeiro de 2022.

 

 

 

Perguntas frequentes: 

 

  • O que é Consulta Pública?

É um mecanismo de participação social não presencial, com período determinado para encerrar, que todos os cidadãos podem participar. A consulta pública tem a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão e de edição das normas da administração pública e, para atender aos anseios da população, disponibiliza maneiras de receber a contribuição dos cidadãos.

 

  • O que é um Plano Museológico?

O Plano Museológico é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus. Por meio do planejamento institucional, é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos. 

 

  • Por que fazer um novo Plano Museológico?

Além de ser uma orientação do Estatuto dos Museus (Lei 11.904/09), a revisão periódica do Plano Museológico é uma grande oportunidade para que o MAR possa utilizar todo o seu potencial para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos de forma mais organizada e eficaz. 

 

  • Por que eu devo participar?

Para rever um Plano Museológico, um dos primeiros passos é realizar um bom diagnóstico da instituição. Assim, nada melhor do que consultar a você, que frequenta o MAR, para avaliar o que se fez até aqui e definir o que se deseja para o futuro. Até porque, no final das contas, é para você que o museu existe. Através de uma ação participativa da sociedade, o MAR poderá tornar-se cada vez mais uma referência para a Cidade do Rio de Janeiro, com ações, exposições e eventos voltados para o desejo de seu público.

 

  • Como eu posso participar?

Basta acessar aqui para preencher um formulário, onde você poderá expressar a sua opinião sobre os temas selecionados.

Ao visitar o museu, você também encontrará, em diversos locais, um Código QR da consulta pública. Daí é só apontar a câmera do seu celular que você será direcionado para o formulário eletrônico.

Algumas entidades da sociedade civil também receberão um convite para que possam se manifestar.

 

O MAR É TODO SEU!

VENHA CONSTRUIR O NOVO PLANO MUSEOLÓGICO