Nos dez anos do MAR autoridades discutiram assuntos relacionados a educação e cultura

A Primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, visitou nesta quinta-feira, dia 09 de março o Museu de Arte de Rio (MAR), instituição gerida desde 2021 pela Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, A Ciência e a Cultura no Brasil. Ela esteve acompanhada das Ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco e da Cultura, Margareth Menezes. Além do Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Assistência Social (BNDES), Aloizio Mercadante e a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella. Também acompanharam a programação o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero.

As autoridades e os convidados foram recebidos pelo Diretor e Chefe da Representação da OEI, Raphael Callou, pela Diretora executiva do MAR, Sandra Sérgio e o Presidente Instituto Cultural Vale e do Fundo Vale, além de Conselheiro do MAR, Hugo Barreto. No encontro houve uma reunião onde se falou sobre a importância territorial do Museu junto a região da Pequena África e também sobre a importância do MAR como uma instituição que se fortalece, que tem o papel, hoje, no Rio de Janeiro de abordar temas de direitos humanos e igualdade racial. Na sequência, foi servido um almoço no mirante do Museu e as autoridades governamentais fizeram uma visita à exposição “Um Defeito de Cor”, acompanhados pela curadora do Museu, Amanda Bonan.  A mostra foi eleita a melhor exposição inaugurada em 2022. Esse é o resultado da votação popular “Melhores do Ano”, promovida pela revista seLecT, uma das publicações de arte contemporânea mais respeitadas no cenário cultural.

A visita da primeira-dama e das demais autoridades representa um novo momento para a cultura no país. “É uma oportunidade única de consolidar um trabalho que é coletivo, conseguir congregar esses atores sem dúvida contribui para aquela que é a missão do MAR, que é ser um Museu democrático, acessível, que represente e dialogue com esse território e com todas as influências que o Rio de Janeiro tem no conjunto da sociedade brasileira”, ressalta Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI.