E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
PT
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.
4DB661F4-66CF-4EB3-963C-E4EBDDB94A68 Created with sketchtool.


Reforma permitiu o aprofundamento da dimensão pública da Biblioteca e redesenhou a vocação deste espaço, que agora assume uma função multiuso.

Com patrocínio do BNDES, MAR reinaugura nova Biblioteca

Após uma pausa de quatro meses, a Biblioteca e Centro de Documentação do Museu de Arte do Rio reabriu ao público no dia 24 de agosto, pronta para funcionar como espaço de leitura, pesquisa, mediação cultural e ainda como ambiente expositivo. A reforma faz parte do projeto de fortalecimento do MAR, patrocinado pelo BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e que compreende ações nos diversos níveis de atuação do museu.

O evento de inauguração contou com atividades gratuitas que ocuparam a biblioteca e também os pilotis durante todo o sábado.

Exposição “Mulambö – Tudo Nosso”

Inaugurando o Espaço Orelha, novo ambiente expositivo da biblioteca, a primeira exposição individual do artista Mulambö reúne desenhos e pinturas feitos em diferentes suportes, como papel, papelão e prancha de surfe, que dialogam com o cotidiano da cidade e suas relações identitárias. Criado entre Saquarema e São Gonçalo, o artista trabalha a partir da restituição de potências, buscando a valorização de símbolos do existir periférico no Rio de Janeiro. Segundo Mulambö, sua obra “nasceu da necessidade de encontrar um lugar. Um lugar onde se anda descalço e uma arte com os pés no chão, porque não tem museu no mundo como a casa da nossa vó. Por isso, falo de gente como eu, usando materiais que encontro nos lugares onde vivo”.

Curadoria: Equipe de Curadoria e Pesquisa do MAR

Saiba mais!