Cinco instituições de arte do Rio de Janeiro são protagonistas em série que narra o valor das coleções e acervos museológicos

De obras-primas esquecidas a artefatos raros, o documentário dividido em cinco episódios, revela a rica herança cultural de instituições como o Museu de Arte do
Rio, Museu de República, Theatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes e Casa Museu Eva Klabin. A série “Bastidores da Memória” será lançada na sexta-feira, dia 07
de julho no MAR.

O projeto idealizado por Rodrigo Manoel e Lufe Berto revela o dia a dia dos profissionais responsáveis pela preservação e manutenção das obras e itens museológicos das instituições, além disso, os criadores queriam documentar de forma interessante e com alto nível técnico detalhes que o público não costuma ver ou ter acesso em um espaço museal. O alto valor desses acervos é um patrimônio cultural que deve ser registrado para posteridade e apreciado por todos numa linguagem universal.

Cada episódio tem duração de 15 minutos e apresenta uma instituição de memória com informações e perspectivas detalhadas sobre a história, a arte e a cultura do Rio de Janeiro, ajudando o público a compreender e apreciar o trabalho realizado pela museologia. No dia do lançamento, no Museu de Arte do Rio, haverá um bate-papo com os criadores da série e com os convidados da primeira temporada. A série estreia para o público geral no dia 10 de julho, com transmissão via Youtube.

Serviço:
Lançamento ao público – via Youtube