O cabelo como performance marca o dia da mulher negra, latino americana e caribenha no Museu de Arte do Rio

Para homenagear e celebrar o dia da mulher negra, latino americana e caribenha, que ocorre na próxima terça-feira, 25 de julho, o Museu de Arte do Rio vai receber o “Salão 2000 – ritual de emancipação capilar, o cabelo como performance”,  a ação vai ocupar o Pilotis  do MAR. Um palco será montado com uma instalação artística para receber o público. Cerca de 60 pessoas serão trançadas gratuitamente por Janice Mascarenhas e AfrontosoStyle, profissionais que há 3 anos atendem semanalmente mulheres negras para trançar cabelos.

A ativação é um manifesto pela emancipação da estética negra em ritos que há décadas são remontados dentro de lares, salões de beleza e até mesmo em calçadas da cidade, reconhecendo o ato de trançar os fios de cabelos e formar penteados no couro cabeludo como uma forma de resistência e emancipação. As tranças serão feitas gratuitamente a partir das 14 horas no Museu de Arte do Rio , por ordem de chegada. Será preciso informar nome para retirada da senha. O evento é limitado a 60 pessoas.

SERVIÇO:

SALÃO 2000 – tranças gratuitas

LOCAL: Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5- Centro)

HORÁRIO: 14h às 18h