Último mês de rampa da rampa skate no MAR

Até o final de outubro, os skatistas do Rio de Janeiro podem arriscar manobras na rampa montada no pilotis do Museu de Arte do Rio. Criada pelos artistas Guga Ferraz e Daniel Castanheira especialmente para a exposição “Rua!” no Pilotis, a rampa que estava dentro do museu está aberta ao público para utilização. O equipamento tem nove metros de comprimento e é acoplada a um sistema que amplifica os sons produzidos pelos skatistas. Além da rampa, o espaço é composto pelos lambes do coletivo Tupinambá Lambido e grafite do coletivo MP.

O público pode utilizar o espaço gratuitamente aos sábados e domingos, das 12h às 17h, mediante a presença do instrutor. São distribuídas 20 pulseiras por dia na bilheteria do museu, que dão direito ao uso da rampa por até 30 minutos.

A rampa chegou ao espaço na mesma semana dos Jogos Olímpicos, em Tokyo, que pela primeira vez teve o skate entre as modalidades. A brasileira Rayssa Leal ganhou a medalha de prata aos 13 anos.

Por conta da pandemia da Covid-19, o espaço está condicionado à lotação, respeitando as regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde. O uso de máscara é obrigatório. “O mês de outubro é uma excelente oportunidade para que os skatistas possam aproveitar o espaço e socializar novamente, já que seguimos todos os protocolos de segurança”, explica Sandra Sérgio, diretora executiva do MAR.

Inaugurada em janeiro de 2020, “Rua!” reuniu cerca de 80 obras, entre fotografias, vídeos, grafites e esculturas, de artistas integrantes da Coleção MAR, como Carlos Vergara, Evandro Teixeira, Paula Trope, Tiago Sant’Ana e Tia Lúcia, além de trabalhos de cinco grafiteiros convidados: Panmela Castro, Cruz, Rack, Ramo Negro e Coletivo I love MP. A curadoria foi assinada pela equipe do museu, sob a coordenação do curador-chefe, Marcelo Campos. A exposição foi  encerrada no dia 4 de julho e ganhou uma nova versão nos pilotis do museu em 24 de julho.