Mostra reúne cerca de 200 imagens feitas pelo fotógrafo francês. Exposição termina no dia 28 de maio de 2023.

Quem quiser conferir a exposição “Todos Iguais, Todos Diferentes?” precisa ir ao Museu de Arte do Rio até domingo (28). A mostra realizada em parceria com a Fundação Pierre Verger abriu a temporada de 2023 do MAR, e revela a relação do fotógrafo francês com diferentes povos através do seu olhar sobre a diversidade cultural.

Com curadoria de Alex Baradel, a exposição traz mais de 200 fotografias, apresentadas através de diversos formatos e suportes – ampliações recentes e documentos originais – e também por uma projeção utilizando retratos realizados por Verger ao longo da sua vida. “Em “Todos Iguais, Todos Diferentes?”, as fotografias de Pierre Verger revelam a beleza da pluralidade dos povos e aquilo que foi não apenas o seu objeto de pesquisas e trabalhos, mas, principalmente, o seu objetivo de vida desde que saiu da França, na década de 1930, para buscar o encontro com o outro e consigo mesmo, adotando uma nova forma de viver e de pensar.

A exposição também tem depoimentos em vídeo de artistas e intelectuais e conta com imagens de personagens célebres como o revolucionário bolchevique ucraniano Leon Trótski, o pintor mexicano Diego Rivera, o escritor norte americano Ernest Hemingway, entre os brasileiros está o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que se tornou amigo do fotografo francês.