E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Ana Maria Gonçalves, autora do livro, e artistas da mostra participam de palestras no Museu. MAR contará ainda com apresentação de dj’s e com ocupação da Portela

O Museu de Arte do Rio estará com uma ampla programação gratuita para o encerramento das exposições “Um Defeito de Cor” e “Leoa: Luz no Caminho”. Entre os dias 22 e 27 de agosto, o MAR recebe a Ocupação Portela, com a apresentação inédita de alguns figurinos e adereços do desfile de 2024 da escola de samba. O enredo do carnaval da Portela também é inspirado na história do livro “Um Defeito de Cor”, que se despede do MAR com a realização de palestras e apresentações musicais. 

A exposição “Um Defeito de Cor”, inaugurada em setembro de 2022, chega a sua reta final depois de impactar o público com a revisão historiográfica da escravidão, abordando as lutas e o contextos sociais e culturais do século XIX. A mostra foi inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves, que também assinou a curadoria e que realiza palestra no auditório do museu, no domingo, dia 27 de agosto, às 11 horas. No mesmo dia, às 13 horas, as artistas Gabriella Marinho, Azizi Cypriano e o carnavalesco da Portela André Rodrigues fazem um bate papo e uma visita guiada à exposição. Às 16 a bateria da Portela se apresenta no Pilotis do Museu.  E as 17h30  acontece a cerimônia de encerramento da mostra com Pai Dedeco Guian, Ogan Rivanilson Leite e Yawo Paulo Vitor.

“Um defeito de cor” foi eleita a melhor exposição inaugurada em 2022 na votação popular Melhores do Ano da revista de arte e cultura seLecT. Com mais de 400 obras entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras. Outra exposição que se despede do MAR no próximo domingo é “Luz no Caminho”, da jovem artista carioca Leoa. Aos 25 anos, a moradora de Bangu, realizou a sua primeira mostra individual institucional no museu e trouxe para o público retratos potentes do protagonismo feminino e de seu cotidiano no subúrbio do Rio de Janeiro. 

 

Serviço:

De 22 a 27 de agosto

Ocupação Portela no foyer

Exposição gratuita

 

Domingo, dia 27 de agosto

Conversa com Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um Defeito de Cor” e curadora da exposição
Local: Auditório, sujeito a lotação
Horário: 11h

Conversa com as artistas Gabriella Marinho, Azizi Cypriano e o carnavalesco da Portela André Rodrigues

Local: Auditório, sujeito a lotação

Horário: 13h

 

Fala do artista Pai Dedeco Guian

Local: Auditório, sujeito a lotação

Horário: 15h

 

Bateria da Portela

Local: Pilotis

Horário: 16h

 

Cerimônia de encerramento com Pai Dedeco Guian, Ogan Rivanilson Leite e Yawo Paulo Vitor

Local: Pavilhão de Exposição

Horário: 17h30