Uma escola que é um museu e, ao mesmo tempo, um museu que é uma escola: integração entre arte e educação. Esse é o horizonte do Museu de Arte do Rio – MAR, um espaço voltado prioritariamente para a educação, que tem na Escola do Olhar seus sustentáculos de atuação, em consonância com o Programa de Exposições.
A Escola do Olhar é um polo de pensamento e de formação permanentes, voltado especialmente para a prática e a reflexão a partir das relações entre educação e arte. Suas ações buscam aprofundar a dimensão pública do museu, bem como colocar em debate as questões emergentes nos campos da arte e da cultura na contemporaneidade.
Desenvolvidas em articulação com os diferentes setores do MAR e em colaboração com diversas pessoas, grupos e instituições, as atividades da Escola do Olhar dão lugar a processos experimentais de criação artística e pedagógica, que visam potencializar as capacidades de cada ser humano, assim como as múltiplas formas de aprender, gerar e partilhar conhecimento coletivamente.
Como parte de sua estrutura regular, a Escola do Olhar realiza uma série de cursos e oficinas – teóricos e práticos –, palestras, e seminários nacionais e internacionais, que constituem um corpo de ação que mobiliza diferentes pesquisas, interesses e públicos.
As atividades da Escola do Olhar são realizadas nas salas multiuso, no auditório, na Biblioteca e Centro de Documentação, nas galerias do pavilhão de exposições, nos espaços de circulação do MAR e também extramuros.
Missão da Escola do Olhar
A Escola do Olhar tem como missão difundir as manifestações culturais e artísticas contemporâneas, sejam elas locais, tradicionais ou acadêmicas; promover o encontro entre diferentes culturas, línguas e comunidades; possibilitar o acesso ao patrimônio cultural público e privado, e desenvolver espaços de protagonismo para diferentes pessoas, instituições e grupos sociais. Tem como princípios norteadores o aprofundamento da dimensão pública da arte, o respeito aos valores democráticos, aos direitos humanos, à diversidade, à igualdade e à acessibilidade.
Núcleos de atuação e Programas
Públicos
O público da Escola do Olhar é constituído por professores e estudantes da rede pública de ensino, moradores do Rio de Janeiro, artistas, pesquisadores, produtores culturais, museólogos, educadores, estudantes e professores universitários e do ensino particular. Pessoas com deficiências e seus familiares, grupos identitários e moradores da região portuária são contemplados em todas as atividades da Escola do Olhar, mas também por projetos e programas específicos.
Biblioteca
A Biblioteca do MAR tem como objetivo atuar como centro de difusão de informação cultural para professores, pesquisadores, artistas, curadores e a comunidade em geral. As linhas de desenvolvimento do acervo – especializado em arte e cultura visual, livros de artista e arte contemporânea – são formadas pelos núcleos significativos do MAR, por acervo de documentação e pesquisa a partir do programa de exposições e pelo contexto em que a instituição está inserida – região portuária do Rio de Janeiro.
A Biblioteca é composta por dois núcleos: pesquisa e básico. Situada no quarto andar da Escola do Olhar e com espaço superior a 270 m2, seu acervo é voltado para as linhas de atuação do museu: arte, cultura afro-brasileira, cultura visual, educação, filosofia e história do Rio de Janeiro, além de um relevante acervo de mais de 1.200 livros de artistas, nacionais e estrangeiros. O espaço atende professores, pesquisadores, curadores e o público em geral.
Núcleos de atuação e Programas
A Escola do Olhar está estruturada a partir de dois núcleos de atuação:
Participação, Acessibilidade e Rede e Formação, Pesquisa e Documentação. Seus projetos e ações estão organizados em seis programas. Os Programas são constituídos por ações regulares e programadas que são definidas anualmente de modo a cobrir os objetivos atuais de cada programa e as demandas dos diferentes públicos, sendo:
- Visitas mediadas e Atividades educativas;
- Acessibilidade, Diversidade e Inclusão;
3. Vizinhos do MAR;
4. Formação e Extensão universitária;
- Pesquisa, Documentação e Publicações;
- Cibercultura, Tecnologia e Linguagens.