E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


O MAR nas Escolas é uma iniciativa da Escola do Olhar que promove um convite à comunidade escolar para a construção coletiva de práticas de educação.

A Escola do Olhar convida seis professores da rede pública (SME-RJ) para o MAR nas Escolas 3ª edição. Desta vez, vamos desenvolver a formação continuada de caráter artístico-pedagógico, que valoriza os saberes das salas de aula e inspira experimentações artísticas como metodologia de ensino/aprendizagem. 

3ª edição do MAR nas Escolas
A 3ª edição desse projeto deseja realizar compartilhamentos e trocas de experiências de abordagens que apontam outros caminhos para professores da educação infantil e ensino fundamental; mais ainda, as trocas entre a Escola do Olhar e os professores da rede pública se desdobrará em recursos instalativos educativos que serão ativados nas dependências do museu, podendo ressoar nas escolas onde esses profissionais lecionam. 

Escola do Olhar e artista
Este projeto terá o acompanhamento de coordenação artístico-pedagógica da Escola do Olhar e de um artista convidado pelo Museu de Arte do Rio. Pela Escola do Olhar serão elaboradas as dinâmicas entre os professores e levantadas questões pertinentes ao fazer artístico-pedagógico, além do acompanhamento dos processos dessa formação continuada. Ao artista, caberá o papel de provocador, além de estimular experimentações no campo da educação a partir de uma residência artística-pedagógica que visa a imersão nos processos educativos.

Público alvo
A Escola do Olhar, devido ao seu escopo de pesquisa e atuação, articula conhecimentos diversos, reconhecendo a multilinguagem das expressões artísticas que incidem sobre as diversas disciplinas do currículo básico. Portanto, o caráter desse projeto é multidisciplinar e beneficia 6 professores da rede pública (SME-RJ), compreendendo os segmentos da educação infantil e anos iniciais e finais do ensino fundamental. 

Período do MAR nas Escolas
O MAR nas Escolas ocorrerá durante dois meses de modo presencial no Museu de Arte do Rio, aos sábados, do dia 16 de Setembro ao dia 04 de Novembro, sempre à tarde, das 14h às 18h. 

Bolsa de formação para professores
Serão 8 encontros de residência em que cada professor receberá duas parcelas de R$534,00 (quinhentos e trinta e quatro reais) de bolsa,  totalizando R$1068,00 (mil e sessenta e oito reais) ao final do projeto.

Entrega de trabalho
A experiência da residência artístico-pedagógica terá que se desdobrar na produção de um episódio audiovisual e da  criação de uma instalação artístico-pedagógica nas dependências do MAR desenvolvido nas escolas e/ou no Museu de Arte do Rio pela Escola do Olhar. Essa entrega terá o acompanhamento do artista convidado que irá provocar e inspirar abordagens e linguagens arte-educativas. 

Processo de seleção
Para a seleção dos oito professores da rede pública municipal de ensino é necessário o preenchimento do formulário de inscrição, apresentando o documento de matrícula na rede do município do Rio de Janeiro. Além de produzir e entregar um vídeo de 3 minutos narrando as suas experiências educativas na rede municipal de ensino. As inscrições estarão abertas de  18 de Agosto a 06 de Setembro. O resultado sairá no dia 11 de Setembro.
 

MAR NAS ESCOLAS:

Sábados presenciais: 16, 23 e 30 de Setembro / 7, 14, 21 e 28 de Outubro / 4 de Novembro

Horário: 14h às 18h
Inscrições: 18 de Agosto a 06 de Setembro
Seleção: 07 a 10 de Setembro
Resultado: 11 de Setembro
Início da residência: 16 de Setembro

Público: 6 professores da rede pública Municipal do Rio de Janeiro
 

ENTREGAS DO PROJETO:
1 projeto artístico-pedagógico instalativo e 1 episódio de conteúdo mediado de até 6 minutos a partir dos dispositivos disparados e processos da residência.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO