I Fórum de Acessibilidade e Inclusão do MAR
29 e 30 de abril de 2022
Chamada para submissão de resumos
O Museu de Arte do Rio convida pesquisadores, professores, educadores e profissionais da área da inclusão e acessibilidade em geral a submeterem resumos de comunicações para o I Fórum de Acessibilidade e Inclusão do MAR, que acontecerá entre os dias 29 e 30 de abril de 2022, presencialmente no MAR. O Fórum tem como objetivo a troca de experiências, reflexões e vivências acerca da importância da acessibilidade para o processo de democratização da educação e cultura na construção de uma sociedade inclusiva, plural e anti-capacitista. Esta é uma ação do Programa Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, que integra a estrutura da Escola do Olhar. As comunicações serão organizadas em 3 mesas com os seguintes temas: “Educação escolar inclusiva”; “Comunicação e inclusão nas redes sociais”; e “Acessibilidade em espaços culturais”, sendo cada uma delas mediada por uma especialista de cada área. Além das comunicações, o Fórum será dedicado ao lançamento dos novos conteúdos em LIBRAS e audiodescrição na exposição Crônicas Cariocas, à reativação do Núcleo de Tecnologias Assistivas com parceiros convidados, contação de histórias, visitas mediadas e oficinas. Seguindo a relação entre temáticas e horários a seguir: “Comunicação e inclusão nas redes sociais” (dia 29/04 das 15h as 16h); “Educação escolar inclusiva” (dia 29/04 das 16h30 as 17h30); e “Acessibilidade em espaços culturais” (dia 30/04 das 14h as 15h), serão apresentadas pesquisas, projetos e trabalhos em desenvolvimento ou já realizados em espaços, organizações ou grupos de pessoas com deficiência ou focados em acessibilidade e inclusão. As comunicações acontecerão presencialmente nos dias 29 ou 30 de abril, entre 11h e 18h, a depender do tema, e podem ser inscritas até às 23h59 do dia 25 de abril pelo e-mail escoladoolhar@museudeartedorio.org.br.
Cronograma:
Inscrições: Até 25 de abril às 23h59
Seleção: 26 de abril
Resultado: 27 de abril
Requisitos das submissões:
- A inscrição só se confirmará mediante o envio de um resumo expandido com no máximo 5 e no mínimo 2 páginas descrevendo a ação, pesquisa, vivência ou projeto a ser compartilhado com nome e minibio do coletivo e/ou de cada pessoa autora. O envio deve ser feito via e-mail para o endereço escoladoolhar@museudeartedorio.org.br até às 23h59 do dia 25 de abril de 2022;
- Os trabalhos poderão ser apresentados por um único autor ou em coautoria. Ao menos um dos autores deve estar presente na data e horário definidos na programação para realizar a comunicação;
- Aceitamos a submissão de resumos de pesquisas acadêmicas, relatos de experiência ou projetos desenvolvidos por pesquisadores, professores e/ou educadores de qualquer região do Brasil ou de outros países, em espaços, organizações ou grupos focados em acessibilidade e inclusão, que abordem a temática de práticas inclusivas escolares e não-escolares, tecnologias assistivas e comunicação acessível. Entretanto, as comunicações acontecerão de maneira presencial no Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ);
- Serão apresentados, no máximo, 03 (três) trabalhos por mesa temática;
- Os selecionados poderão utilizar recursos multimídia para suas apresentações. Haverá um computador conectado a um projetor disponível. O tempo máximo de apresentação para cada comunicação será de 15 minutos;
- A lista de trabalhos escolhidos será divulgada via e-mail registrado no momento da inscrição e por meio das redes sociais e site do Museu de Arte do Rio, no dia 27 de abril de 2022;
- Será emitido certificado de apresentação para os selecionados que comparecem, compartilhando suas experiências e pesquisas no dia e horário determinado pela programação;