O Museu de Arte do Rio, por meio da Escola do Olhar, promove a 2ª Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais, que integra a programação do museu dedicada ao mês da Consciência Negra.
Composta por diferentes atividades – workshops, palestras e apresentações de comunicações orais – a jornada busca promover um espaço de debates, trocas de experiências e reflexões sobre como a arte e a cultura podem contribuir para a construção de uma educação inclusiva e plural.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18 de novembro
16h30 – 18h – Apresentação de comunicações
16h30-16h45- Silenciando a Cor, com Marcelino Euzébio Rodrigues (Mestre em Educação – PPGEduc – UFRRJ)
16h45-17h- Por que as meninas não acreditam em princesas africanas?, com Petronilha Alice Almeida Meirelles (Mestre em Educação socioambiental, Professora de Língua Portuguesa, Coordenadora da EM João de Deus, escritora)
17h15-17h30- Entre imaginários e estereótipos: Qual a cor do “sucesso”?, com Sandra Regina de Souza Marcelino (Professora da Rede Municipal de Queimados. Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio)
17h30-17h45 – Educação e relações étnico raciais no museu: três experiências, com Grupo de Trabalho Eu, a cidade e o outro (Museu de Arte do Rio)
17h45-18h15- Debate
18h15-18h30-Intervalo
18h30 – 20h30 Palestra
Ecologia de pertencimento: poéticas contemporâneas afro brasileira, com Ayrson Heráclito (Artista Visual, curador e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB)
Dia 19 de novembro
16h30 – 18h – Apresentação de comunicações
16h30-16h45- A presença de negros em espaços de instrução elementar da cidade-corte: O caso da Escola da Imperial Quinta da Boa Vista, com Kátia Cordeiro (Pedagoga, Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Professora Especialista da Rede Pública Municipal de Educação de Duque de Caxias (Orientadora Educacional) e Professora, elemento de Equipe, do Instituto Municipal Helena Antipoff-SME/RJ)
16h45-17h- Histórias que ainda estamos a (des)cobrir: experiências de pesquisa em um Curso de Formação de Professores em História da África e Educação das relações Étnico-raciais, com Marina Silva Alves (Coordenadora da IV Edição do Curso de Formação de professores do CEAP)
17h15-17h30- Encontros Confabulantes: aplicando a lei 10.639/03 na Educação Infantil para fortalecer identidades, com Ananda da Luz Ferreira (Professora de Educação Infantil na C. M. Casa Branca Professor Paulo Freire / SME – RJ)
17h30-17h45 – Diálogos e trânsitos pela visualidade da exposição do Valongo à favela: encontro de professores em uma cartografia coletiva pela cidade, com Karen Aquini (Educadora supervisora do Museu de Arte do Rio)
17h45-18h15-Debate
18h15-18h30-Intervalo
18h30 – 20h30 Palestra
História da África: relações entre ensino e pesquisa, com Mônica Lima (Professora e pesquisadora no Instituto de História da UFRJ, Coordenadora do LEÁFRICA – Laboratório de Estudos Africanos e Membro do Conselho Diretor The Association for the Study of the Worldwide African Diaspora – ASWAD)