15/04/2014 – 17/08/2014
A exposição Josephine Baker e Le Corbusier – Um Caso Transatlântico, que o MAR inaugura em 15 de abril, apresenta obras e documentos sobre o encontro, em 1929, no Rio de Janeiro, da dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975) com o arquiteto Le Corbusier (1887-1965), considerados grandes personagens da vanguarda.
Le Corbusier é um dos principais nomes da arquitetura moderna mundial. Influenciou diretamente arquitetos de renome como Oscar Niemeyer. Josephine, por sua vez, foi a primeira estrela negra da dança mundial, e subverteu os padrões de seu tempo com o corpo nu e coreografias de movimentos selvagens e anárquicos.
Uma das salas da mostra, pensada como um teatro semelhante aos do interior de navios, é o espaço onde ocorrerão performances e ações que comporão um dos eixos centrais da mostra. Trabalhos e documentos sobre o Movimento de Arte Pornô e sobre o ator underground Mario Montez também integram a exposição. São exemplos da estética criada por Josephine na cultura mais recente.