ABERTURA: 3 DE DEZEMBRO DE 2022

ENCERRAMENTO: 26 DE MARÇO DE 2023

“Margens”, fotografias de Ludovic Carème, realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil, apresenta registros do cotidiano de comunidades brasileiras feitos pelo renomado fotógrafo francês Ludovic Carème.

A mostra traz um olhar documental diante da dura realidade dos brasileiros. O trabalho é resultado das vivências do artista no país, onde chegou a morar por mais de dez anos no final da década de 2000, registradas em preto e branco com seu olhar sensível, profundo e detalhista. Seja no Acre, no meio da floresta Amazônica, ou em uma favela de São Paulo, suas fotos dialogam entre si e revelam histórias.

A partir de uma coletânea de 68 fotos, a exposição retrata desde o cotidiano dos seringueiros na Amazônia até a esperança no olhar dos jovens cariocas do Morro da Babilônia, passando pela realidade dos trabalhadores de uma comunidade pobre paulista às margens do Rio Tietê.

A curadoria é de Christian Caujolle, crítico de fotografia de renome internacional.

Sobre Ludovic Carème
Ludovic Carème se apaixonou pela fotografia desde a escola secundária, quando lia as reportagens do jornal Libération no início dos anos 1980. Estudou fotografia na Escola Superior de Arte de Toulouse (França), e publicou o seu primeiro trabalho no mesmo Libération em 1995. Baseado em uma ideia do autor Jean Hatzfeld, ele fez retratos de casais de refugiados em Srebrenica que tinham escapado do horror da guerra na Bósnia. Esta primeira experiência trouxe a urgência de dar testemunho à injustiça e fragilidade humana através das lentes de sua Rolleiflex. O seu estilo sensível, contemporâneo e enraizado na tradição dos retratistas, se traduz entre outras em fotos dos imigrantes de Mali em greve de fome na igreja de Saint-Bernard, na França em 1996, ou de haitianos em plantações de cana de açúcar na República Dominicana. Em outubro de 2022, ele viajou para Mayotte, departamento francês, para desenvolver um novo projeto.