Seminário Casa Carioca
10 e 11 de fevereiro de 2020
Em 2020, ano em que o Rio de janeiro se torna capital mundial da Arquitetura UIA/UNESCO, o Museu de Arte do Rio – MAR realizará a exposição de longa duração “Casa Carioca”, com inauguração em maio. A mostra pretende apresentar discussões em torno da habitação no Rio de Janeiro, com diversas complexidades. Contemplará recortes da história da arquitetura e do urbanismo, bem como estimulará o diálogo entre artistas visuais que tomaram a casa e a habitação como seu tema. A casa carioca, a partir de sua história, tem configurações distintas entre ocas, quilombos, barracões de zinco, pau a pique, arquitetura colonial, neoclássica, moderna, pós-moderna e contemporânea.
Para essa realização, o Seminário Casa Carioca contará com a participação de diversos pesquisadores e articuladores, a fim de aprofundar o debate sobre moradia, habitação e direito à cidade no Rio de Janeiro.
Clique AQUI para se inscrever!
10 DE FEVEREIRO
13h às 14h | Abertura com Joice Berth e Marcelo Campos, curadores da exposição Casa Carioca
14h às 17h | Mesa 1 – Habitação de interesse social e o direito à cidade
Erminia Maricato – Urbanista, ex-secretária executiva do Ministério das Cidades, ex-secretária de urbanismo de São Paulo
William Bittar – Professor adjunto aposentado da FAU-UFRJ
Concreto Rosa – Empresa que presta serviços e obras para mulheres
Mediador: Marcelo Campos, curador chefe do MAR
11 DE FEVEREIRO
14h às 17h – Mesa 2 – | Etnicidade, classe e gênero na arquitetura e na moradia
Arquitetas Invisíveis – Coletivo que busca promover a igualdade de gênero dentro do âmbito da arquitetura e do urbanismo.
Raquel Rolnik – Professora associada da FAU-USP, ex-diretora de Planejamento da cidade de São Paulo, ex-secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades
Helena Galiza – Ocupação Regente Feijó
Tainá de Paula – Arquiteta e urbanista, coordenadora do BR Cidades
Mediador: Joice Berth, escritora, feminista, arquiteta e urbanista. Autora do livro “O que é Empoderamento?”