E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


VII Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR

26 a 30 de novembro de 2019


Entre os dias 26 e 30 de novembro, o Museu de Arte do Rio promove a
VII Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR, um espaço de compartilhamento de experiências entre profissionais e estudantes comprometidos com práticas artísticas e educativas que visam colaborar com a constituição de uma sociedade democrática e antirracista no Brasil. Este ano, em caráter inédito, o encontro foi estruturado em parceria com a Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileira do IFRJ, campus São Gonçalo, e terá atividades nas duas instituições.

Realizada desde 2013, a Jornada é uma ação do Programa de Formação e Extensão Universitária da Escola do Olhar e integra a programação do museu dedicada ao mês da Consciência Negra. Este ano, chega a sua sétima edição com a consolidação de seu novo formato, redesenhado em 2018, que reúne cursos e laboratórios, além das mesas de comunicações que já aconteciam desde o início. Tais atividades, de modo geral, apostam na interface entre arte contemporânea e educação; na articulação entre escola e museu como instrumento fundamental para a construção de processos educacionais experimentais, em especial aqueles voltados para o aprofundamento das discussões sobre as relações étnico-raciais que estruturam a nossa sociedade; bem como do ensino da história das culturas afro-brasileira, africana e indígena.

Sendo o Brasil um país diverso em sua estrutura, marcado ainda por profundas questões sociais e desigualdade, podemos dizer que a realização regular da Jornada do MAR, fortalecida nesta edição pela parceria com o IFRJ, constitui um espaço fundamental de protagonismo e visibilidade das narrativas silenciadas historicamente e nos ajuda a avançar como sociedade no sentido da democracia cultural.

Chamada para comunicações orais

Os interessados em apresentar seus trabalhos na Jornada devem submeter resumos de suas pesquisas acadêmicas ou projetos educativos e pedagógicos até o dia 10 de novembro. Serão avaliados projetos desenvolvidos por professores e/ou educadores de qualquer região do Brasil ou de outros países, que abordem a temática educação e relações étnico-raciais e/ou ensino de história da África. As comunicações serão apresentadas presencialmente no dia 26 de novembro, das 10h às 17h.

Cronograma:

Inscrição das comunicações: até 10/11 pelo e-mail jornada@museudeartedorio.org.br
Seleção: 11 a 14/11
Resultados: 18/11

> Edital completo

Confira a programação abaixo.

Programação:


>> 26 de novembro, terça feira, 10h às 20h 

Museu de Arte do Rio | Auditório

10h às 13h | Mesa de comunicações – Mediação: André Vargas
1. A Construção da Identidade da Criança Negra pela Ludicidade do Jongo – Margareth Anjos
2. Construção e prática de um currículo afrocentrado e insterdisciplinar: Relato de experiência
3. “PROFESSORA, TOCA AQUELA!”: Funk, Afrocentricidade e Diáspora Africana nas aulas de música na Escola Básica – Priscilla Hygino Rodrigues da S. Donato
4. “Quem não sabe pode saber aprendendo”: a experiência do Kizomba di Muleke – Bruno Rodolfo Martins; Erica Fernanda Martins; Genilson Leite da Silva; Rosangela Maria Pacheco Chuab; Thiago do Carmo Lopes
5. Luas de Ashanti: as escrevivências geopoéticas no ensino de Biologia – Maria Luiza De Oliveira Costa Lopes
6. In(visibilidade) da gente preta – Hilda Gomes

13h às 14h – Intervalo

14h às 17h20 | Mesa de comunicações 2 – Mediação: Gabriela Cyrne
1. Saberes ancestrales en la construcción de identidad: reflexiones sobre una experiencia en la educación pública colombiana – Darwin Balanta Garcia
2. Navegando por mares noturnos – itinerário pedagógico e valores civilizatórios brasileiros em cruzo na escola Jangada – Marco Aurélio da Conceição Correa
3. Bondinho da História – O mito Yorubá “Oxalá e a criação do mundo” – Jonatan da Silva
4. Instituto Nacional de Educação de Surdos: Exposição Arte Novembro Negro África – Jessica Xavier Valente
5. Construção do Círculo Cromático através do Conto de Oxumarê – Igor Bonfim
6. Denegrindo a escola a partir da literatura: uma experiência com a contação de histórias negras – Luciana Soares da Silva e Mariane Del Carmen da Costa Diaz
7. O corpo negro e as danças cênicas: Relato de experiências na releitura de quadros de ballet clássico – Elaine Cristina Marques de Oliveira Nascimento

17h às 17h30 – Coffee break

17h30 às 20h – Mesa redonda | Racismo religioso, educação e convívio na diferença

Participantes:

Pastor Henrique Vieira Pastor, ator, poeta, professor de história e sociologia, militante de direitos humanos e colunista da Mídia Ninja.

Padre Mauro Luiz da Silva – Diretor e curador do Muquifu – Museu de Quilombos e Favelas Urbanos e Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas.

Luana Luna Teixeira – Pedagoga, pesquisadora, professora do IFRJ, Yawo de Oxum, Rombona de Kwe Ara.

Mediação: Elen Ferreira – Pedagoga e professora SME Rio de Janeiro.

>> 27 de novembro, quarta feira, 10h às 18h

Museu de Arte do Rio

10h às 13h – Mesa redonda | Perspectivas pedagógicas indígenas: Educação Huni Kuï e Educação Guarani

Sala 3.3 – Evento aberto.

Participantes: 

Anna Dantes – Pesquisadora, editora, coordenadora da editora Dantes.

Sandra Benites Antropóloga, Educadora, Coordenadora Pedagógica de Educação Indígena, prestando assessoria à Secretaria de Educação do Município de Maricá. 

14h às 18h  – Laboratório Material Didático Vivo, com educadores MAR

Sala 3.3 – Clique aqui para se inscrever!

Shubu Huwea (Escola Viva) é a rica partilha de saberes dentro e fora do ambiente e horário escolar. É algo que tem sido descoberto, vivenciado e construído de diversas formas: tanto no cotidiano das aldeias, nas trocas entre mestras tecelãs e aprendizes, velhos e crianças, alunos e professores; quanto no processo de levar essa “Escola Viva” para espaços fora da comunidade. Ao refletir sobre estes processo o educador Huni Kuin Renato Maná identificou a demanda por novos referenciais, criando assim, uma série de cartilhas autorais próprias ao processo de educação indígena Huni Kuin, que hoje se encontram no acervo do MAR

A partir da concepção de educação e cultura Huni Kuin, o laboratório visa promover um debate crítico sobre a criação e os usos dos materiais didáticos no ensino formal. O encontro é voltado preferencialmente para professores e educadores atuantes ou em formação. 

>> 28 de novembro, quinta feira, 10h às 18h

Museu de Arte do Rio

10h às 18h – Minicurso Línguas e Culturas Tupi-Guarani

Com José Urutal Guajajara

Sala 3.3 – Clique aqui para se inscrever!

O minicurso visa reconhecer a diversidade étnica e linguística, revelar a história dos povos originários até a contemporaneidade, e discutir a importância da cultura e das línguas indígenas na formação do povo brasileiro. A aula abordará questões como o processo histórico de formação linguística e cultural do povo brasileiro, por meio de uma introdução às línguas indígenas contemporâneas, bem como a educação indígena no processo escolar.

 

 

 

>> 29 de novembro, sexta feira, 10h às 17h 

Museu de Arte do Rio

10h às 12h – Oficina “África em sala de aula: novos temas, novas linguagens” 

Participantes:

Profª Drª Marcia Guerra (coordenação)
Caroline Macedo
Cleide Belisário
Daniel Carvalho
Hyago Thomaz
Vitória Curitiba 

Sala 3.3 – Clique aqui para se inscrever! 

Ministrada por educadores e alunos da Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, a oficina visa a descortinar possibilidades de tratar a cultura africana a partir de autores e realizadores africanos ou diaspóricos contemporâneos.  Histórias em Quadrinhos, curta-metragens e jogos eletrônicos estão entre as linguagens exploradas.

14h às 17h – Minicurso Ubuntu: uma introdução à filosofia africana

Com Fábio Borges do Rosário – Bacharel e Licenciado em Filosofia pela UERJ. Especialista em Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras pelo IFRJ/Campus São Gonçalo. Mestre em Filosofia e Ensino pelo Cefet-RJ. Docente da SEEDUC.

Sala 3.3 – Clique aqui para se inscrever! 

O curso se estrutura a partir da investigação do conceito de Ubuntu como um percurso propedêutico às filosofias bantus. Pensar a partir do conceito de Ubuntu é reconhecer a herança africana da filosofia europeia e apelar para uma rota de descolonização, desconstrução do pensamento. Outras filosofias africanas como kemetianas, yorubanas, também serão introduzidas no minicurso, que visa ainda comprometer os participantes com a valorização da diversidade cultural e da pluralidade humana.

IFRJ – Campus São Gonçalo

18h às 20h30 – II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas e Decolonialidade

18h às 18h30 – Credenciamento

18h30 às 19h – Apresentação do Grupo de Pesquisa sobre Culturas e Decolonialidade

19h às 20h30 – Palestra de abertura: “Educação, racismo e decolonialidade” – Denílson Araújo de Oliveira – Doutor em Geografia pela UFF / Professor adjunto da UERJ/FFP


>> 30 de novembro, sábado, 8h às 18h


IFRJ – Campus São Gonçalo

Auditório

8h às 9h30 – Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas e Decolonialidade

– Palestra “A invisibilidade das autoras pretas: discutindo a importância da representatividade preta na educação” 

Taiane Corrêa de Paula  – Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ressonância Decoloniais da UERJ/FFP

Intervalo – 9h30 às 10h – Apresentação do Coletivo Madalena Anastácia – Local: Pátio do IFRJ

Mesa 2 – 10h às 12h:

“Venezuela Hoje: as comunas venezuelanas e suas lutas anticoloniais.” – Eduardo Scheidt (Professor Adjunto da UERJ/FFP).

Almoço – 12h às 13h

Mesa 3 – 13h às 14h:

“A reinvenção social dos trabalhadores adultos a partir da formação universitária” – Jorge Custódio (Doutor em Sociologia e Direito pela UFF e professor da Faetec).

Mesa 4 – 14h30 às 16h:

“Rastros de uma necropolítica no Poder Judiciário brasileiro” – Adriano Negris (Doutor em Filosofia pela UERJ) “Juventudes e questões raciais no sistema socioeducativo” – Patrícia Elaine Pereira dos Santos (Professora adjunta do Departamento de Educação da UERJ/FFP).

Mesa 5 – 16h às 16h50 – 

Epistemologia e cosmologia Yorubá – Kynni Kayode (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas e Decolonialidade)

Atividade final – 16h50 às 17h50  

Apresentação do Coletivo Claudia e Silva 

Encerramento – 17h50 às 18h