Dispositivos artístico-pedagógicos
Os dispositivos artístico-pedagógicos reunidos neste livro foram criados por educadoras e educadores atuantes na Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio entre 2014 e 2019. Foram feitos, portanto, a partir dos saberes e da inquietação de jovens com diferentes formações, origens e trajetórias, em resposta às questões surgidas na mediação da experiência com a arte de pessoas e grupos no contexto dos museus. Articulam métodos, formas, referências e concepções vindas do universo das obras de arte, dos jogos, dos livros, dos materiais didáticos, como objetos-limite que nos levam a investigar as bordas e as relações entre as práticas inseridas nesses campos de conhecimento.
A maioria desses dispositivos artístico-pedagógicos foram criados mesmo para borrar os contornos de nossas concepções enraizadas de arte, de artista, de curador, de museu, acerca de nós mesmos e das nossas possibilidades de criação; para elaborar, no espaço estabelecido entre os sujeitos da experiência da arte, outros olhares sobre as coisas do mundo e as obras de arte; para nos levar a perceber preconceitos enraizados, potências recalcadas em nossos modos de vida de tal forma que as desconhecemos.
Izabela Pucu