Do Valongo à Favela: imaginário e periferia

Inglês e português | 21,5 x 28 cm | 244 página

Brochura
Edição MAR/Instituto Odeon

Do Valongo à Favela: imaginário e periferia surge a partir da curadoria de Clarissa Diniz e Rafael Cardoso e aproxima o museu de sua vizinhança ao tratar do imaginário e das representações do Rio de Janeiro através do tempo. Assim como a exposição, o catálogo se organiza a partir de dois marcos históricos: o Cais do Valongo, o maior entreposto de venda de escravos do mundo no século XIX, e o surgimento da favela como traço mais manifesto da nova exclusão dos libertos, ainda sob a permanência de valores escravocratas e do poder pós-colonial. Esta publicação é parte de um eixo prioritário de atuação do MAR: destacar a contribuição afro-brasileira para a conformação do Rio e do país a partir de nosso entorno direto, a região portuária. Além disso, configurou-se como homenagem à cidade em seu 450º aniversário, incitadora de que ela se redescubra em plena reflexão crítica exaltando a riqueza da cultura negra que a molda de diversas formas.

Leia em PDF.