E-book da VII da Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR

O e-book da VII Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR já está disponível para download gratuito. Realizado anualmente, o encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento entre professores, educadores e estudantes comprometidos com a constituição de uma sociedade antirracista e democrática.

A atividade integra o programa permanente de formação e extensão, com foco na relação com professores na Escola do Olhar. O e-book contempla as palestras, mini-cursos, oficinas e outros conteúdos produzidos ao longo da programação da jornada de 2019, em consonância direta com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Africana, com base nas Leis nº 10.639/03-MEC (2003) e 11.645/08-MEC (2008).

Compreendemos a realização da Jornada e o acesso gratuito ao e-book como ação pública de compartilhamento e disseminação de materiais de formação para e com professores. Nele você encontrará artigos escritos por convidados, como os curadores Marcelo Campos e Sandra Benites, os artistas e educadores Cás de Mattos e Maria Rita Valentim, a professora e pedagoga Luana Luna e demais participantes que fazem parte da publicação. Contamos também com um ensaio visual a partir de obras de arte que já estiveram em exposição no MAR e que provocaram deslocamentos para práticas antirracistas por parte dos educadores. Os temas abordam questões trazidas pelas exposições do museu, experiências realizadas pelo contexto dos espaços escolares e não-escolarizados entre outras atividades que confluem na relação arte contemporânea, cotidianos e educação, a exemplo do capítulo “Se formar na diferença: referências e experiências de formação continuada para a prática educativa antirracista”.

>> Clique aqui e faça o download gratuito do e-book.

>> Escute aqui a versão em audiobook.