E75C2269-25EE-4C44-8649-D842B506E0E2 Created with sketchtool.
A+
40F48D74-0ABB-49BA-A923-C60ABF051698 Created with sketchtool.


Mário Pedrosa Atual


Mario Pedrosa Atual

A presente publicação é fruto do curso Mario Pedrosa atual, que buscou estabelecer coletivamente um espaço de reflexão, debate e mobilização a partir do estudo crítico da atuação e do pensamento de Mario Pedrosa. Apesar de sua importância, o legado de Pedrosa é pouco conhecido na atualidade, sobretudo pelos jovens, e ainda que conceitos centrais no seu pensamento venham sendo acionados com frequência no presente, eles normalmente aparecem descontextualizados, servindo a uma ou outra causa sem se fazer acompanhar de reflexão mais aprofundada. Militante político, crítico de arte, intelectual, escritor, Pedrosa foi fundamental para a constituição e o desenvolvimento dos campos político, artístico e cultural brasileiros, com atuação intensa também no âmbito internacional.

Ao longo de sua trajetória, Pedrosa preocupou-se em desenvolver e instituir um projeto político-cultural para o Brasil e afirmou seu compromisso com a construção de uma sociedade democrática e igualitária no país, envolvendo-se ainda na renovação da crítica de arte, na invenção de associações, museus, jornais e partidos políticos. Nascido em 1900, na cidade de Timbaúba, Pernambuco, e falecido em 1981, no Rio de Janeiro, atravessou o século XX como protagonista dos debates e movimentos mais importantes de seu tempo.

Desdobramento do curso-laboratório homônimo, realizado em agosto de 2018 no Museu de Arte Moderna, com curadoria de Izabela Pucu e Glaucia Villas Bôas, o curso Mario Pedrosa atual, realizado no Museu de Arte do Rio, entre 14 de março e 6 de junho, contou com a colaboração de Quito Pedrosa na sua organização. Significou um gesto importante no sentido de dar a ver o corpus de reflexões tecidas a partir da obra do autor, contribuições que atualizam seu legado no confronto com urgências e concepções do presente.

A publicação, integrante da linha editorial da Escola do Olhar iniciada com a edição de cinco volumes em 2019, assume formato digital (e-book), o que permite seu compartilhamento gratuito e maior acesso possível a quaisquer pessoas. Foi organizada a partir da estrutura do curso e por isso está dividida em três sessões: Política e Arte — trajetória e formação intelectual de Mario Pedrosa, com contribuições de Quito Pedrosa, Aracy Amaral, Dainis Karepovs, Marcelo Ribeiro; Modernidade crítica — outro projeto para o Brasil moderno, com a participação de Tarcila Formiga, Glaucia Vilas Bôas, Catherine Bompuis, Martha D’Ângelo e Guilherme Wisnik; e Imaginação museal e pós-modernidade, integrada por textos de Sabrina Parracho, Claudia Zaldívar, Izabela Pucu, Patricia Corrêa e Pollyana Quintella.

Ao reunir de forma inédita 14 artigos de pesquisadores, professores, curadores e críticos que vêm trabalhando com o pensamento de Pedrosa, a presente publicação confirma ainda a vitalidade de seu legado e a vigência de sua aposta na relação estrutural entre arte e política. Concepção que norteou intensamente toda a sua existência, a relação entre arte e política enquanto estruturante do tecido social desponta hoje, talvez mais do que nunca, como ferramenta fundamental para enfrentamento dos impasses mais urgentes da contemporaneidade.

Salve Mario Pedrosa!

Leia o e-book em PDF.